A Hidrelétrica de Xingó, em Canindé do São Francisco, terá a vazão de seu reservatório aumentada no próximo mês, passando dos atuais 1.040 metros cúbicos por segundo para 1.100 m³/s. Segundo a Eletrobras Chesf, essa elevação foi definida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) durante a 2ª Reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco em 2024.
A Eletrobras Chesf informou que a situação hidrológica na bacia do Rio São Francisco é permanentemente avaliada, podendo haver alteração dos valores citados conforme a evolução das chuvas na bacia, bem como diante da necessidade de otimização energética envolvendo outras regiões do Brasil. Tais alterações serão previamente comunicadas às entidades envolvidas e à população das localidades. As vazões praticadas obedecem rigorosamente à regulação vigente.
Por fim, a Eletrobras Chesf ressaltou a possibilidade de cadastramento da população para recebimento de informações sobre as vazões praticadas, através do envio de mensagem de SMS com a palavra SOBRADINHO, para o número 27569; e para o caso de Xingó, com a palavra RIO.