Levantamento feito pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revela que Sergipe foi o estado do Nordeste que menos abriu novas empresas em outubro passado: 2.158. A região registrou 53.323 novos empreendimentos, sendo que o destaque regional ficou com a Bahia, que teve a maioria das aberturas: 14.895.
Quanto a natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) apresentaram o maior salto em relação ao mesmo período de 2022 (78,5%), seguidos por “Sociedades Limitadas” (19,3%), “Empresas Individuais” (2,7%) e “Demais” (2,2%). Em relação ao segmento de atuação, “Serviços” registrou o maior número de aberturas, com 241.756 novos negócios.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que “com o aumento das oportunidades de emprego, a tendência, daqui para frente, é o impulso pelo empreendedorismo motivado principalmente pelo desejo de ser dono do próprio negócio. Isso se refere àqueles que almejam maior liberdade e autonomia em suas atividades profissionais”.
Fonte: Serasa (Foto:Sebrae)