O Diário Oficial de Sergipe publica, nesta quarta-feira (13), o decreto de nomeação de Daniela Mesquita Santos para responder interinamente pela Secretaria Estadual do Turismo, em substituição a Marcos Franco (MDB). O empresário e ex-deputado estadual pediu afastamento do cargo após se tornar público o seu indiciamento na Lei Maria da Penha por agressão à própria esposa. Por determinação da Justiça, o responsável pela política de turismo do governo Fábio Mitidieri (PSD) está cumprindo medida restritiva.
Chamou a atenção o fato de ter sido o secretário quem pediu para se afastar do governo Mitidieri. Com o meteorologista Overland Amaral, também acusado de violência doméstica, ocorreu o contrário: após o caso se tornar pújblico, ele foi sumariamente exonerado de um cargo comissionado na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas.
A esposa de Marcos Franco prestou boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher em novembro do ano passado. Setores da imprensa vinha denunciando que um auxiliar do governo estava cumprindo medida protetiva desde fevereiro passado, mas o Executivo se mantinha em silêncio, enquanto o secretário continuava participando ativamente da gestão estadual.
No último dia 8, antes de participar, ao lado do governador Fábio Mitidieri (PSD) e da primeira dama Érica Mitidieri, da inauguração da Vila da Páscoa, Franco postou o seguinte no instagram: “Esse novo evento turístico, que acaba de ser criado pelo Governo de Sergipe e que será inaugurado hoje à noite, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, vai surpreender visitantes e turistas”.
Até o momento, a única manifestação pública do governo sobre o episódio foi uma nota curta distribuída com a imprensa e o decreto nomeando interinamente Daniela Mesquita na Secretária de Turismo. Ontem, o portal de notícias Fan F1 publicou um pequeno texto sobre o pedido de afastamento: “O secretário de Turismo, Marcos Franco, acaba de pedir afastamento. O pedido foi acatado pelo governador Fábio Mitidieri. Marcos Franco, por orientação de sua defesa, feita pelo advogado Evânio Moura, manterá a posição de só falar no momento que achar adequado, dando preferência a agir nos autos do processo”.
Por Destaquenoticias (Fotos: Instagram)