O aplicativo de conversas WhatsApp passou a impedir que os usuários realizem capturas de tela, o print, da foto de perfil dos seus contatos. Até essa quinta-feira (14/3), o bloqueio ocorreu apenas em usuários do sistema Android, e continua sendo permitido no iOS.
Ao tentar fazer um print da foto de perfil, o usuário recebe um aviso de que “não é possível capturar a tela devido à política de segurança”. O Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, ainda não fez comentários sobre a medida.
A expectativa é que essa seja mais uma das ações adotadas pela empresa para impedir os recorrentes golpes aplicados pelo WhatsApp. Um dos mais comuns ocorre quando golpistas “roubam” a foto de perfil de usuários e fazem uma nova conta onde se passam pela vítima.
Prefeito foi vítima
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), já foi vítima do golpe do perfil falso no WhatsApp. O gestor utilizou as redes sociais para alertar sobre o crime, informando que os bandidos estavam usando a foto dele em contato do WhatsApp para tentar aplicar golpes, inclusive, realizando ligações solicitando quantias em dinheiro.
Nesses casos, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa que está solicitando a transferência de valores através de um número que você já conhece ou solicitar uma mensagem de voz. Em seguida, é preciso dar seguimento na denúncia, através do e-mail do aplicativo (support@whatsapp.com), informando o ocorrido. Além disso, a vítima deve comunicar a situação para o maior número de conhecidos que puder, para que eles não sejam vítimas, além de registrar um boletim de ocorrência na Polícia.
Fonte: Correio Braziliense (foto: Site Atibaia Hoje)