Tudo pronto para o Réveillon
31 de dezembro de 2015
Reajuste do salário mínimo vai agravar crise de Prefeituras
31 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Professor faz pesquisa que reduz risco de inundações

Professor Zacaria (esquerda) e aluno Carlos Gomes

Estudo realizado pelo professor Zacarias Caetano, do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, mostra que a substituição dos telhados convencionais por telhados verdes (também chamado de teto jardim) em diferentes edificações reduz o risco de inundações, pois diminui o volume de água jogado no sistema de drenagem urbano.

Os resultados da pesquisa revelam que existe uma redução do volume de água jogado na rede de drenagem quando se utiliza o telhado verde; entretanto , para que essa redução seja significativa, deve-se utilizar esses telhados em larga escala, como por exemplo em edificações públicas – com grandes áreas de cobertura – para se ter uma redução das enchentes urbanas.

O estudo foi apresentado pelo professor Zacarias Caetano durante o 2º Congresso Internacional “Gestão da Água e Monitoramento Ambiental: desafios e soluções locais e nacionais”, ocorrido nesse mês de dezembro em Aracaju, e conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade Ambiental, concorrendo com outros 115 trabalhos.

O aluno do 4º período do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Carlos Gomes da Silva Júnior, e a aluna da Universidade Federal de Campina Grande, Silvana Nóbrega, também participaram da pesquisa. O trabalho simulou a substituição dos telhados convencionais por telhados verdes, e estimou o volume de água escoado para as áreas de drenagem nos dois tipos de telhados.

“Cada participante deu a sua parcela de contribuição, coletando dados, realizando as simulações e escrevendo o artigo”, explica Zacarias Caetano, que é professor das disciplinas Projeto de Instalações Hidro Sanitárias e Práticas de Instalações Hidro Sanitárias do Curso Técnico em Edificações, e ainda ministra aulas de Desenho de Projeto de Instalações Hidro Sanitária no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O Congresso Internacional “Gestão da Água e Monitoramento Ambiental: desafios e soluções locais e nacionais” foi promovido pela Rede de Abastecimento e Saneamento de Água – Resag/ Rede Metrológica do Estado de São Paulo – Remesp.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *