O sergipano Tales Andrade Almeida, engenheiro de petróleo e gás, acaba de ser contemplado com o Prêmio Melhores do Ano no município de Catu, região metropolitana de Salvador. O especialista em capacitações em Sonolog, equipamento que mede as condições de produção de um poço de petróleo através do som, foi classificado em 1º lugar em pesquisa de preferência e simpatia pública na categoria Consultoria em Capacitações.
Em dezembro de 2023, o engenheiro foi o único sergipano homenageado no Prêmio Valor Empresarial, realizado em Linhares, no Espírito Santo. Na ocasião, Tales recebeu o prêmio na categoria Consultoria em Engenharia de Poços de Petróleo, pela Empresa GE Petróleo e Gás, fundada por ele em 2014. Desde 2019, a empresa gerida por Tales é especializada em fornecer suporte técnico operacional às empresas envolvidas na exploração e produção de petróleo e gás natural, antes disso, já atuava na realização de cursos de capacitação na área.
A fama de “Rei de Sonolog”, vem se disseminando no nordeste e sudeste do país, desde que Tales começou a expandir as capacitações atendendo a pedidos de grandes empresas do segmento. “Nos últimos dias 2, 3, 9 e 10 de março, estivemos ministrando capacitação para profissionais da Origem Energia, a empresa com sede em Maceió, é considerada a maior no segmento de integração energética do país. Cerca de 20 profissionais da Origem Energia receberam capacitação teórica e em campo para atuarem com mais domínio no uso de tecnologias avançadas, sistemas de gestão e procedimentos operacionais”, pontuou Tales.
Números e perspectivas
No total, o engenheiro de petróleo já capacitou mais de dois mil alunos para atuarem no uso do Sonolog, entre outras tecnologias, na área de Petróleo, Gás e Energia. O Rei do Sonolog soma ainda ao currículo mais de três mil avaliações de poços e atende 16 grandes clientes. Sobre os dois prêmios conquistados em apenas três meses, Tales acredita que o reconhecimento e exposição vivenciados em 2023 vão facilitar o acesso e expansão dos serviços prestados por ele para ainda mais empresas.
“Para mim, Tales, como GE Petróleo, tem sido inenarrável receber todo o reconhecimento de 2023 e junto com ele o acesso a outras pessoas que antes a gente não tinha. Então, toda essa exposição está trazendo resultados que não poderíamos imaginar que acontecesse de forma tão breve, chegando ao ponto de recentemente irmos ao Rio de Janeiro e poder ter voz e conversar com empresas que atuam na exploração de petróleo, clientes que já se tornaram amigos, que acompanham a nossa trajetória e torcem por nós. Tudo isso também é fruto de parcerias bem feitas e isso nos marcou em 2023”, disse.
Para 2024, Tales já traçou alguns direcionamentos. “Este ano a gente pretende melhorar ainda tudo que pode ser melhorado e crescer de forma exponencial. A meta para 2024 é ficar mais acessível, tornar a nossa capacitação mais palpável para um público cada vez mais distante da gente. Temos aí novas áreas sendo exploradas, temos aí mudanças no cenário do mercado. Então, para 2024, pretendemos nos adaptar mais ainda a esse público e atingir mais pessoas que antes a gente não conseguiria”, prospectou o engenheiro.
Fonte e foto: Assessoria