A 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, promovida pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) foi um grande sucesso. Realizado nesse sábado (23), como parte das comemorações dos 169 anos da transferência da capital sergipana de São Cristóvão para Aracaju, o evento reuniu corredores que competiram nas etapas de 5 km, 10 km e 24 km. A praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, foi o epicentro da emoção, cercada por uma multidão vibrante de espectadores, na espera pelos vencedores que cruzavam a linha de chegada, em uma celebração que transcende o simples ato de correr.
Divididos em seis categorias: geral, faixa etária, sergipano, servidor municipal, juvenil e pessoas com deficiência, essa diversidade garantiu que todos os participantes encontrassem uma opção que se adaptasse às suas características individuais, promovendo assim uma competição mais inclusiva e representativa. Após cruzarem a linha de chegada, os vencedores de cada trajeto compartilharam suas experiências e emoções. Lucas Barboza, conhecido como “Japa”, natural de Belo Jardim, Pernambuco, foi o campeão geral da categoria 24 km masculino.
“A satisfação é imensa de competir com o melhor do Brasil. Obrigado Aracaju, obrigado por essa bela organização, hidratação em dois e dois quilômetros, estão todos de parabéns. Agradeço ao público e ao meu treinador também, além da minha cidade natal”, disse o atleta, ainda puxando fôlego, mas inebriado de felicidade.
Queniana campeã
Na categoria 24 km feminino, Viola Jelagat, da cidade de Keiyo, Quênia, de 24 anos, confirmou seu favoritismo. A atleta já participou de diversas competições nacionais, sendo campeã em algumas delas, bem como na Volta Internacional da Pampulha, Corrida São Silvestre e a Meia Maratona do Rio de Janeiro. “O percurso foi difícil, as subidas e descidas foram complicadas, mas vencer foi muito bom! Quero voltar ano que vem”, afirmou.
Tarcísio Alves Nunes Barbosa, de 18 anos, foi o vencedor da categoria Pessoas com Deficiência (PcD) masculino. Um fenômeno, o garoto chega pela terceira vez consecutiva em primeiro lugar. “É a terceira vez seguida que eu venço. A sensação é como se fosse a primeira, e melhorar o meu tempo foi ainda mais satisfatório”, disse, com sorriso largo.
Na categoria 5 km masculino, Álvaro dos Santos Lima, 22, natural de Maceió/AL, subiu no primeiro lugar do pódio. Para ele, a sensação de vitória é indescritível. “Estou muito feliz. É resultado de muito treino, muito trabalho duro. É o quarto ano seguido que participo e agora sou tricampeão da prova”, afirmou.
Clícia Gabrileli, 22, também natural de Maceió, venceu na modalidade 5 km feminino. “Há seis anos eu faço atletismo. Ano passado estive aqui e fiquei em segundo lugar, porque estava machucada, mas este ano, graças a Deus, ocupei o primeiro lugar. Estou maravilhada, vinha treinando muito para baixar esse tempo e ter esse resultado. Quero agradecer a todos”, disse.
Carlos Leite, 16 anos, natural de Divina Pastora, foi o vencedor da categoria 5 km juvenil. “Estou muito feliz, agradeço a minha equipe, que me apoiou, porque estou treinando desde o ano passado. Aconselho a todos que querem participar, a se dedicar bastante”, incentivou o atleta.
Virgínia Xavier, 55 anos, aracajuana, foi a vencedora na categoria Pessoa com Deficiência (PcD), no percurso de 10 km. “Correr em casa é maravilhoso. Espero que todos se realizem ao fazer esta corrida. Fiz 10 km e foi tudo de bom. Para quem está querendo começar, não tenha medo, vá, comece 100 metros caminhando, depois 100 correndo, depois siga em frente. Correr é tudo de bom”, disse a corredora, maravilhada.
Além das emocionantes vitórias individuais, a premiação da 39ª Corrida Cidade de Aracaju contemplou os participantes com medalhas de participação. Ao todo, foram distribuídos 285 troféus e R$ 200 mil em prêmios, de acordo com o desempenho e a classificação de cada atleta. Os pódios foram formados de acordo com as categorias estabelecidas, garantindo uma competição justa e equitativa para todos os participantes.
39ª Corrida Cidade de Aracaju
Maior corrida de rua Norte/Nordeste do país, a Corrida Cidade de Aracaju chega à 39ª edição com número recorde de inscritos. Este ano, a tradicional competição esportiva realizada pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o aniversário de fundação da capital sergipana, conta com 9 mil atletas, quantitativo 50% maior que o da edição anterior. Além de estimular a prática esportiva, a competição fomenta diversos setores da economia local e entregará R$200 mil em
Fonte e fotos: Secom/PMA