Os centros de meteorologia dos estados do Nordeste emitiram, nesta quarta-feira (17), uma nota conjunta para alertar sobre a incidência de chuvas intensas na região até o próximo dia 24. Desde o início da semana, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac) vem monitorando as condições meteorológicas e emitindo boletins a fim de atualizar a previsão do tempo em todos os territórios do estado.
Confira a nota conjunta:
A partir dessa quinta-feira (18) até a próxima quarta-feira (24), o tempo deverá ficar predominantemente úmido e com chuvas em grande parte da região Nordeste, especialmente na faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e, na faixa norte do Ceará até o Piauí; no interior da região, há também condições de chuvas, principalmente no centro-sul do Ceará, oeste da Paraíba e centro-norte do Piauí.
Ao longo do dia 18, um sistema frontal deverá avançar pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante no oceano, contribuirá para intensificar o fluxo de umidade no leste da região. Entre os dias 19/04 e 20/04, essa configuração sinótica deverá contribuir para que ocorram chuvas intensas entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas.
No período de 21 a 24, o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) e uma maior intensificação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e também na porção mais norte até o Piauí. Há uma maior probabilidade de que os volumes mais expressivos (podendo pontualmente ultrapassar 100 mm) poderão ser registrados em áreas do leste e agreste dos estados de Sergipe e Alagoas. Não se descarta também, volumes significativos no agreste meridional e leste de Pernambuco (áreas de divisa com Alagoas).
Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, faz-se necessário o acompanhamento e a atualização diária das previsões de tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.
Fonte: G/S