A deputada Linda Brasil (Psol) reverenciou os professores da rede estadual de ensino que desde ontem (23) estão de braços cruzados. A paralisação será encerrada nesta quarta-feira (24). Conforme a parlamentar, as principais reivindicações da categoria são a atualização do piso salarial de acordo com o percentual de 3,62% aprovado pelo MEC para este ano, além do descongelamento de gratificações como a de Tempo Integral (GATI) e o Triênio.
Linda Brasil enalteceu ainda a necessidade de melhoria imediata das condições estruturais das unidades escolares; antes de marcar presença na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a deputada participou do ato público realizado em frente à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). A deputada denunciou que, apesar do forte calor nas salas de aula, 700 aparelhos de ar-condicionado estão amontoados em um galpão do estado aguardando a Energia reforma a rede elétrica das escolas.
De acordo com a deputada, cerca de 20% dos professores em atuação nas escolas públicas estão em sala de aula via contrato; a legislação indica como teto, 10%. “Acima disso precisa ser feito concurso público urgente. A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) nos comprovou que este percentual atingiu o dobro do permitido e mesmo assim o governo prefere descumprir a Lei”, discursou Linda.