Em apenas sete horas, choveu cerca de 94 milímetros em Aracaju. O temporal começou no início da madrugada desta terça-feira (7) e quando o dia amanheceu vários pontos da cidade estavam alagados, causando transtornos principalmente aos motoristas. No município de Maruim o Rio Ganhamoroba transbordou, atingindo as comunidades ao seu entorno. Equipes das Defesas Civis estadual municipais estão trabalhando visando reduzir os problemas causados pelas fortes chuvas tanto na capital quanto no interior do estado.
Foram registradas 14 ocorrências, sendo 12 de alagamentos, uma de colapso estrutural e uma de avaliação de risco de colapso estrutural. O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, pontua que não houve vítimas, desabrigados ou desalojados, e reitera que as ações de monitoramento continuam. As equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estão promovendo melhorias na rede de drenagem pluvial em diversos bairros, como Olaria, Santos Dumont, São José, Japãozinho, Coroa do Meio, São Conrado, Centro, Siqueira Campos, Farolândia, 13 de Julho, Ponto Novo e Jardins.
Em Aracaju, os bairros Treze de Julho e Jardins, ambos na zona sul, foram muito afetados pelas chuvas, pois os canais que desembocam no Rio Sergipe não deram vazão ao grade volume de água, provocando a inundações de ruas e avenidas. A Defesa Civil orienta que em caso de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios as pessoas devem evitar observar se há alteração nas encostas; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água em sacos plásticos.