Tradição, cultura e grandes atrações estão movimentando o interior sergipano desde o começo desta semana. O município de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, encerra hoje a animada Festa das Cabacinhas. De segunda passada até quinta última, o município promoveu os festejos dos Santos Reis e São Benedito, além do XV Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário.
Durante a Festa das Cabacinhas os foliões saem pelas ruas jogando nas pessoas bolinhas cheias de água. É a cabacinha. O artefato produzido a base de parafina se tornou o principal elemento da festa por estimular uma gostosa e refrescante brincadeira entre os foliões.
Forma de paquera
Inicialmente, a guerra de cabacinhas era realizada como forma de paquera entre os jovens durante a Festa de Santos Reis e São Benedito. As bolas de parafina eram cheias de água perfumada e jogadas na pessoa de agrado. Atualmente é feita apenas como forma de brincadeira sendo arremessadas nas pessoas que participam do evento.
As cabacinheiras costumam vender cerca de quatro mil cabacinhas, ajudando sobremaneira no orçamento doméstico.
Já durante a noite, a festa conta com atrações locais e nacionais para animar os shows. Neste ano, o publico será brindado com shows como o de Adalgiza e da Banda Calcinha Preta.