O historiador, professor e escritor inglês Kenneth Robert Maxwell vai receber, no próximo dia 5, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe. A solenidade está agendada para às 17 horas, no Auditório da Reitoria, localizada no Campus de São Cristóvão.
Aos 83 anos, Maxwell vem sendo reconhecido como um importante brasilianista e um especialista em história ibérica, tendo publicado, dentre uma dezena de obras, “A devassa da devassa – A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808” e a biografia “Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo”.
Maior honraria concedida pela UFS, o título de Doutor Honoria Causa será conferido ao professor Maxwell em razão de “suas contribuições para o avanço do conhecimento em História e nas relações entre Brasil e Portugal, distinguindo sua notável trajetória acadêmica”.
III Simpósio internacional
A solenidade de concessão do título fará parte do encerramento do III Simpósio Pombalino Internacional, que tem como tema: “Paradoxos do iluminismo: uma homenagem a Kenneth Maxwell”.
O simpósio tem início no dia 3 de junho e é organizado pela Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS), da qual o historiador inglês é membro honorário. Confira aqui a programação completa.
O título
A concessão do Doutor Honoris Causa ao professor Maxwell foi proposta pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e aprovada pelo Conselho Universitário, por meio da Resolução nº 55/2023/Consu.
Segundo o Estatuto da UFS, o título é concedido a personalidades que se destacaram pelo saber seja pela atuação em prol da Filosofia, Ciências, Técnica, Artes e Letras seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.
Biografia
Kenneth Robert Maxwell é bacharel e mestre em História pela Universidade de Cambridge, com doutorado em Ciências pela Universidade de Nova Jersey. Tendo atuado em diversas instituições de ensino e pesquisa ao redor do mundo, desde 2004 é professor visitante na Universidade de Harvard.
Fonte: Ascom/UFS (Foto: USP)