Com o titulo “A fome e os festejos juninos”, o jornalista Gilvan Manoel publica no Jornal do Dia, edição deste fim de semana, que o governo de Fábio Mitidieri (PSD) vai gastar cerca de R$ 100 milhões com os festejos juninos, ao invés de combater a fome que se alastra em Sergipe. O articulista afirma que, apesar das críticas e cobranças, o Executivo sergipano “segue sem tomar nenhuma atitude efetiva para resolver o problema da fome no estado”.
“Dados do IBGE, referentes à Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar apontam Sergipe com mais insegurança alimentar no cenário nacional. São mais de 50,6% dos domicílios que enfrentam o problema em algum nível, representando 1,206 milhão de pessoas, sendo seguido do Pará, Amazonas, Maranhão e Piauí”, escreve Gilvan.
Festa para a burguesia
“Enquanto isso – prossegue o jornalista – o governador Fábio Mitidieri prevê um gasto de mais de R$ 100 milhões apenas com os dois meses do ‘Arraiá do Povo’, montado na Orla da Atalaia, festa para a burguesia, classe média e turistas. O povo só entra mesmo com o nome”, denuncia.
No artigo do Jornal do Dia Gilvan ressalta que a insegurança alimentar leve atinge 32,1% da população de Sergipe, “o que significa 766 mil pessoas; a insegurança alimentar moderada atinge 324 mil sergipanos, correspondendo a 13,2% da população. A insegurança alimentar grave é a realidade de 126 mil pessoas, o que representa 5,3% da população de Sergipe”.
Por fim, o jornalista pontua que “a pesquisa foi realizada através de uma parceria com o IBGE, Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome a partir de metodologia da EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar) e revelou o que as organizações sociais que lidam diariamente com a fome no estado de Sergipe já sabiam”, concluiu.
Foto: Secom/Governo de Sergipe
1 Comments
A Campanha da Fraternidade expôs o flagelo. Temos que fazer algo e tentar mexer com outra instituição seria da democracia e que vive em “Júpiter” (fora desse planeta): ALESE. PENA.