Os seis santuários da Arquidiocese de Aracaju vão desenvolver uma programação especial para esta quinta-feira (30), Dia de Corpus Christi. No Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, na cidade sergipana do mesmo nome, a Santa Missa vai ocorrer às 19 horas, sob a presidência do arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes. Este evento religioso também será em ação de graças pelos 191 anos de criação daquela paróquia.
A data
Corpus Christi é uma solenidade religiosa cristã que celebra a instituição da eucaristia. O comemorativo ocorre anualmente 60 dias depois do domingo de Páscoa. Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.
Essa ocasião histórica é considerada aquela em que o sacramento da eucaristia foi instituído. Por isso, nas missas, os padres reproduzem a partilha do pão e do vinho no altar, dizendo as mesmas palavras ditas por Jesus. Para os católicos, nesse momento, as hóstias – partículas de farinha -, bem como o vinho utilizados na missa, se tornam respectivamente o corpo e o sangue de Jesus, a eucaristia, o que na Teologia é chamado de transubstanciação.
Confira a programação nos demais santuários:
Santuário São Judas Tadeu (Bairro América, em Aracaju)
Santa Missa e exposição do Santíssimo (7h), Adoração ao Santíssimo (8h às 12h) e Missa Solene (17h) seguida de procissão.
Santuário São José (Praça Tobias Barreto, em Aracaju)
Missas às 7h e 17h seguida de procissão
Santuário Nossa Senhora da Vitória (São Cristóvão-SE)
Confecção do tapete (5h) e Missa Solene (15h) seguida de procissão
Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Bairro Bugio, em Aracaju)
Confecção do tapete (6h), Santa Missa (7h), Adoração com a juventude (13h) e Santa Missa (19h) seguida de procissão
Santuário Eucarístico Nossa Senhora Menina (Rua Itabaiana, 719, em Aracaju)
Missa às 9h seguida de procissão.