Sergipe foi destaque negativo nos índices divulgados pelo programa “Brasil Alfabetizado”, um ranking veiculado pelo governo federal que avalia a alfabetização de crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental. A deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou esse péssimo quadro da educação sergipana, destacando que apenas 31% das crianças de 6 e 7 anos da rede pública de Sergipe foram alfabetizadas, índice muito abaixo da média nacional, que é de 56%.
“É inadmissível que, ao contrário do Ceará, que lidera o ranking, o nosso estado apareça em último lugar quando o assunto é o desempenho de crianças de 6 e 7 anos que estudam na rede pública”, afirmou Linda Brasil, que ainda destacou a gravidade dos dados, apontando que o índice de alfabetização em Sergipe não melhorou desde 2019. “Estamos muito abaixo do índice médio nacional, que é de 56% para crianças brasileiras das redes públicas que alcançaram o patamar de alfabetização”, comparou a parlamentar.
Segundo o levantamento, cerca de 70% das crianças sergipanas não foram alfabetizadas, mesmo frequentando a escola. “É muito triste saber que o nosso estado esteja na lanterna em um tema tão importante para o desenvolvimento socioeconômico. Isso indica também uma grave violação do direito humano e constitucional de garantia da educação de nossas crianças”, analisou Linda Brasil.
Brasil Alfabetizado
O Ministério da Educação (MEC) realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é desenvolvido em todo o território nacional, com atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
Foto: Alese