A Secretaria da Assistência Social de Aracaju iniciou o processo de levantamento de dados sobre trabalho infantil nas feiras livres da capital sergipana. No último final de semana as ações foram realizadas nos bairros Coroa do Meio, Grageru, Bugio e América. As intervenções devem acontecer até o próximo dia 16, em 15 feiras livres da cidade. O levantamento subsidiará o diagnóstico do trabalho infantil do município de Aracaju.
Os pesquisadores da Prefeitura estão coletando dados sobre crianças e adolescentes que fazem das feiras livres seus espaços de trabalho. “Precisamos, mais do que nunca, ter um número perto do real para que possamos medir o verdadeiro impacto do nosso trabalho. Precisamos saber quantas crianças e adolescentes usam a feira para trabalhar e quais são as suas principais demandas, assim poderemos traçar novas intervenções, ainda mais efetivas, para o combate ao trabalho infantil”, afirma o coordenador da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Edilberto Rodrigues Filho.
“Durante toda a semana estaremos buscando e identificando crianças em situação de trabalho infantil e adolescentes que necessitam da proteção social. Posteriormente, eles serão encaminhados às possíveis vagas de aprendizagem destinadas a adolescentes. As crianças serão encaminhadas aos nossos equipamentos para que elas e suas famílias possam ter o direito à proteção social e transferência de renda”, destaca a técnica de referência do Aepeti, Marirroze Villanova.
Fonte e foto: Secom/PMA