Senac Sergipe discute sobre reaproveitar cabelos
23 de julho de 2024
Licitação para o “Sergipe Águas Profundas” é suspeita
24 de julho de 2024
Exibir tudo

Lula sanciona Lei e Lagarto vira a Capital Nacional da Vaquejada

A vaquejada é tradição na cidade de Lagarto há mais de 100 anos

O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (23), a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da Lei reconhecendo a cidade de Lagarto como a Capital Nacional da Vaquejada. A norma teve origem no Projeto de Lei (PL) 3.324/2019, aprovada em caráter definitivo pela Comissão de Educação (CE) do Senado em 25 de junho último. O texto foi apresentado pelo deputado federal lagartense Fábio Reis (PSD) e, com o voto favorável do relator na CE, senador Rogério Carvalho (PT), seguiu diretamente para sanção presidencial.

Lagarto já tem o título de Capital Estadual da Vaquejada, conferido em 2019 por lei estadual. Com o título nacional, o município solidifica sua posição como um centro vital para a preservação e promoção dessa expressão cultural. O município sergipano é conhecido por sediar algumas das mais tradicionais e concorridas vaquejadas do país, destacando-se pela organização e pela hospitalidade de sua gente. O reconhecimento oficial promete trazer ainda mais visibilidade para Lagarto, potencializando o turismo e a economia local.

Filho de Lagarto, o senador Rogério Carvalho observou que a vaquejada é um esporte tipicamente nordestino, atualmente realizado com cuidados específicos para não haver maus-tratos aos animais envolvidos. De acordo com o petista, a vaquejada é tradição na cidade de Lagarto há mais de 100 anos. O parlamentar acrescentou que a vaquejada gera mais de 700 mil empregos diretos e indiretos e movimenta anualmente mais de R$ 800 milhões na região.

Por Destaquenotícias, com informação do site ne9 e do Senado (Foto: Haras LF)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *