Aracaju sedia, a partir desta quarta-feira (24), a terceira edição do Sergipe Oil & Gas (SOG), agendado para o Centro de Convenções AM Malls. O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (26), promete reunir agentes públicos e privados para discutir temas essenciais para o setor de petróleo e gás no estado.
A sessão de abertura da programação contará com as presenças do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, entre outras autoridades do mundo político e econômico.
Este Sergipe Oil & Gas terá, pela primeira vez, uma estrutura de feira e reunirá cerca de 50 estandes de variadas empresas que atuam ou pretendem atuar em Sergipe. Além disso, haverá rodadas de negócios, visitas técnicas, painéis, sessões técnicas e arenas Comercial, ESG e de Inovação, entre outras atividades de networking. Na programação, haverá também o Energy Legal Talk, evento paralelo promovido pela Revista Advogados e que busca discutir o futuro energético do país.
Segundo um dos organizadores do evento e CEO da Brainmarket, Eduardo Aragon, o Sergipe Oil & Gas é uma oportunidade única para discutir temas específicos relacionados à indústria do petróleo e gás em Sergipe. “Estamos muito animados com esta edição, que certamente será um catalisador para novos investimentos e parcerias na região”, afirma.
Programação
Após a abertura oficial, será promovido um painel com o tema ‘Potencial E&P em Sergipe’, com a presença do secretário da Sedetec, Valmor Barbosa; do presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy; e do gerente-executivo de Exploração da Petrobras, Jonilton Passos. A explanação ocorrerá na área do Congresso SOG.
Durante a tarde, o evento sediará um debate sobre ‘Desafios e Oportunidades no Mercado de Gás Natural em Sergipe’. O momento terá a participação da diretora da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo; do superintendente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Marcos Frederico; do diretor da Eneva, Marcelo Cruz Lopes; do diretor da TAG, Ovídio Quintana; e do CEO da Mandacaru, Caetano Machado.
O painel ‘Atividade exploratória em Sergipe’ encerrará a programação na área do Congresso SOG na quarta-feira, com o geólogo Fernando Taboada (BOG Consult), o gerente Philipe Passos (Carmo Energy) e o gerente André Moroz (SLB). Em paralelo, outras discussões ocorrerão nas demais áreas do evento, como a feira de negócios e as arenas. Serão discutidos temas como governança, tecnologia e inovação.
Na quinta-feira agora, o Congresso SOG dará lugar a discussões sobre ‘Desafios no fornecimento de bens e serviços’ com o diretor Glauber Barreto (Andrade Gutierrez) e o gerente Marco Taveira (Qualidados). Pela tarde, a programação incluirá o painel ‘Transporte, distribuição e mecanismos de flexibilidade de gás’, com a presença do gerente da Eneva, Lucas Ribeiro, e do presidente da Associação dos Consumidores de Gás Natural do Estado de Sergipe (Ascongás), Celso Hiroshi Hayasi.
Em seguida, será a vez do painel ‘Desenvolvimento do consumo de gás em Sergipe’, com o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton de Oliveira, e o presidente do Comitê Nacional de GNV, Gabriel Kropsch. Diogo Martins Teixeira, sócio na Machado Meyer Advogados, conduzirá o painel ‘Impacto da Reforma Tributária no setor de O&G’. Nos outros ambientes, serão pautados temas como carreiras profissionais no setor, meio ambiente e transformação digital.
Na próxima sexta-feira, será abordado o tema ‘Produção de O&G’, com COO da PetroRecôncavo João Vitor Moreira e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Márcio Félix. Também será discutida a ‘Qualificação de mão de obra técnica em Sergipe’, onde estarão presentes o diretor do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes (ITP/Unit), Paulo do Eirado; e o presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) Capítulo BA/SE, Tiaraju Bernardi. O ‘Descomissionamento de plataformas fixas de águas rasas’ será tema de mais um painel no Congresso SOG, contando com o consultor da TSB Offshore, Steve Spease, e o gerente sênior da Gran Service, Francesco Santoro.
No último painel do dia, o tema será ‘Petrobras em Sergipe: Projeto SEAP e oportunidades para fornecedores’. Participarão a diretora de E&P da Petrobras, Sylvia Anjos, e a gerente-executiva de Suprimentos da companhia, Marina Quinderé Burnett. Ao longo do dia, ocorrerão também visitas técnicas, além de atividades nos demais espaços do SOG.
Fonte: Tnpetroleo