Sergipe foi o segundo estado do Nordeste no quesito busca dos consumidores por crédito (3,4%), ficando atrás apenas de Alagoas (5,2%). Em contrapartida, a Paraíba apresentou a mais acentuada retração (-1,7%). Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. No cenário nacional houve uma diminuição de 1,1% na busca dos brasileiros por recursos financeiros no primeiro semestre de 2024. Esta retração é menor do que a registrada em 2023.
“Alguns fatores que podem explicar a redução da disposição dos consumidores em assumirem mais crédito são as taxas de juros ainda estão elevadas, apesar de termos observado uma retração desde o segundo semestre do ano passado, e o alto nível de inadimplência das pessoas que representa um risco para os credores, por isso eles diminuem as ofertas de recursos”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. O especialista também observa que a menor retração em comparação com os primeiros seis meses de 2023 pode indicar uma melhoria gradual na confiança do consumidor.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Fonte: Serasa Experian