Após ter exonerado o médico Walter Pinheiro da Secretaria Estadual da Saúde, o governador Fábio Mitidieri (PSD) empossou no comando da Pasta o primo dele Cláudio Mitidieri (PSB). O evento aconteceu às 15 horas desta segunda-feira (12). Na mesma solenidade, o ex-secretário foi empossado na presidência do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), posto que era ocupado por Cláudio até ser promovido para a Secretaria da Saúde.
O primo do governador assume a Secretaria Estadual da Saúde após presidir o Ipesaúde por 14 meses. Durante a gestão de Cláudio Mitidieri na autarquia, a contribuição dos beneficiário titulares foi reajustada em exagerados 50% e, em alguns casos, quase 300% nos valores pagos pelos dependentes. Médico especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia, o novo secretário da Saúde fez residências médicas realizadas na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em 2003, e no Centro de Referência da Saúde da Mulher, em 2004.
O novo secretário estadual da Saúde, médico Cláudio Mitidieri (PSB), sonha em se eleger deputado federal no pleito de 2026. Com a posse, ele ficará no lugar certo para fazer carreira política. A Saúde é considerada uma excelente fábrica de deputados. O saudoso médico Ivan Paixão obteve dois mandatos na Câmara Federal (1999-2007) após ter administrado a Saúde. O também ex-secretário da Saúde, Eduardo Amorim (PSDB), foi deputado federal (2007-2011) e senador (2011-2019), ocorrendo o mesmo com o senador Rogério Carvalho (PT), eleito deputado federal (2011-2015) e depois senador, nas eleições de 2018.
Cargo de consolação
Após mais de um ano e sete meses à frente da Secretaria da Saúde, Walter Pinheiro foi empossado no que estão chamando um cargo de consolação, pois ele deixa uma das pastas mais importantes do governo para ir comandar o Ipesaúde, um órgão do segundo escalão. Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia da mão, Walter Pinheiro também ocupou o cargo de superintendente-executivo adjunto da SES durante todo o ano de 2022.
Com informações do G/S (Foto/G/S)