Sergipe ficou de fora da lista elaborada pela CVC, considerada a maior rede de agências de viagens do Brasil, com os 10 melhores lugares para viajar no Nordeste. Foram elencadas cidades incríveis, vilarejos charmosos e paisagens com praias, falésias, dunas, coqueirais, piscinas naturais. Segundo a matéria da CVC, a região é, com certeza, a mais desejada do Brasil quando se pensa em férias.
Os 10 dos melhores lugares para viajar no Nordeste:
Jericoacoara – Ceará
Um dos destinos mais procurados do litoral do Ceará (e do Brasil todo!), Jericoacoara ainda conserva a vibe rústica e as ruas de areia, embora tenha crescido muito nos últimos anos. Agora há uma hotelaria turbinada, diversos restaurantes e uma vida noturna para lá de animada. As paisagens ao redor abrangem dunas, praias, formações rochosas, lagoas de água cristalina e um pôr do sol deslumbrante.
O que fazer em Jericoacoara:
Você divide suas estadia em Jeri curtindo dias de bobeira na praia principal e na vizinha Praia da Malhada e fazendo alguns passeios de bugue para ver dunas e lagoas de águas cristalinas. Perto da vila fica a famosa Pedra Furada, uma linda formação rochosa. À noite, há bares com música ao vivo, casas de forró, restaurantes, lojas e barraquinhas de drinques.
Fortaleza e Beach Park – Ceará
A capital cearense tem localização estratégica para fazer uma viagem pegando muita praia: além de suas ótimas faixas de areia urbanas, como a Praia do Futuro, os arredores da cidade tem lugares lindíssimos para passear de bugue, praticar kitesurfe ou só cair na água. E Fortaleza ainda conta com hotéis bem estruturados, restaurantes variados, centros culturais bacanas e o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina.
O que fazer em Fortaleza:
Reserve um dia para curtir as barracas da Praia do Futuro e a feirinha de artesanato da Beira-Mar e outro para ver a parte histórica da cidade, onde fica o Theatro José de Alencar. Depois, é hora de conhecer o Beach Park, com piscinas e toboáguas que divertem a família toda, o ano todo. No restante da viagem, dá para fazer passeios bate-volta a destinos como Cumbuco e a praia de Águas Belas.
Maceió – Alagoas
A capital de Alagoas é abençoada com um mar verde-clarinho salpicado de piscinas naturais. A infraestrutura de primeira aliada à natureza preservada é um diferencial, tanto na cidade como nos arredores. O leque hoteleiro tem desde hospedagens simples para quem busca bom custo-benefício até resorts all inclusive que fazem a alegria das famílias. De quebra, as atracções históricas e a oferta gastronômica ajudam a dar um sabor a mais às suas férias em Maceió.
O que fazer em Maceió:
O programa mais óbvio em Maceió é pegar praia na orla urbana, em Ponta Verde e Pajuçara, e aproveitar os restaurantes por ali. Depois, você pode conhecer praias um pouco mais distantes, como Ipioca, com vários beach clubs, Barra de São Miguel, com um banho de mar delicioso, e a belíssima Praia do Francês. Com mais tempo, é possível fazer passeios bate-volta a locais como a foz do Rio São Francisco.
Porto Seguro – Bahia
Em uma viagem para Porto Seguro, você tem um gostinho de muito do que se espera do litoral baiano: praias lindas, gastronomia autêntica e bem temperada, luaus e bares animados, clima quente e ensolarado praticamente o ano todo; de quebra, com hotéis para famílias com ótimo custo/benefício. Uma temporada na cidade e em seus arredores tem incontáveis possibilidades de diversão: Porto Seguro é um dos melhores lugares para viajar no Nordeste.
O que fazer em Porto Seguro:
Parte da região conhecida como Costa do Descobrimento, a área esbanja 85 km de praias com recifes de corais e piscinas naturais enfeitadas por trechos preservados de Mata Atlântica. Depois de curtir as praias, dá para fazer passeios a Trancoso e Arraial d’Ajuda, ao sul, e à Praia de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, ao norte.
Lençóis Maranhenses – Maranhão
Fazer uma viagem para os Lençóis Maranhenses significa entrar em contato com uma das maiores belezas do litoral brasileiro: uma paisagem composta por dunas de até 40 metros de altura e maravilhosas lagoas pintadas de tons de azul-turquesa e verde-esmeralda. A melhor época para ir é entre junho e setembro, logo após a época de chuvas, com as lagoas cheias. Barreirinhas, a 260 km de São Luís, é a cidade com mais estrutura da região, onde ficam os principais hotéis, restaurantes e agências de passeios.
O que fazer no Lençóis Maranhenses:
Mergulhar em águas cristalinas, caminhar pelas dunas, avisar pores do sol inesquecíveis e tirar as fotos mais lindas da sua vida. Também há o famoso passeio de barco no Rio Preguiças, visitando os Pequenos Lençóis, a comunidade de Mandacaru, com seu panorâmico farol, e a Praia de Caburé, entre o rio e o mar.
Morro de São Paulo – Bahia
Na pontinha da Ilha de Tinharé, no litoral baiano, a vila ganhou fama por sua sequência de praias de areia branquinha e água azul-clara represada em piscinas naturais na maré baixa. No simpático centrinho, onde não circulam carros, o potencial festeiro chama a atenção: restaurantes, bares, barraquinhas, casas noturnas e luaus animam as tardes e noites o ano inteiro. Não se engane pelo tamanho reduzido: Morro está entre os melhores lugares para viajar no Nordeste.
O que fazer em Morro de São Paulo:
Perto da vila há cinco praias principais, cada uma com seus encantos. A Segunda Praia é a mais agitada, onde ficam os bares e restaurantes. Não perca a famosa tirolesa que sai do farol e termina na areia da Primeira Praia. Passeios de barco levam à vizinha Ilha de Boipeba, onde há piscinas naturais.Também vale ir ao vilarejo de Garapuá, que guarda uma enseada em forma de ferradura com águas claras e areia branquinha.
Natal – Rio Grande do Norte
Dunas, praias lindas com mar morninho e sol garantido praticamente o ano todo. Um dos melhores destinos de férias do Nordeste, Natal reúne muito do que sonhamos para as férias perfeitas. Além de curtir as praias paradisíacas e a culinária da cidade (com destaque para a fartura de camarões), não podem faltar visitas aos arredores, como passeios de bugue pelas dunas de Genipabu e para o maior cajueiro do mundo, em Pirangi. De lá, você pode fazer um bate-volta ao charmoso vilarejo de Pipa ou mesmo reservar algumas noites por lá.
O que fazer em Natal:
O Forte dos Reis Magos e o Mercado Público da Redinha podem ser visitados em um mesmo dia. Nos dias seguintes, faça o passeio de bugue pelo litoral norte pelas dunas de Genipabu e a Lagoa do Pitangui, o passeio à Praia de Camurupim e o passeio à Praia de Maracajaú (conhecida pelas piscinas naturais). Com mais tempo, ainda dá para conhecer Pipa.
Porto de Galinhas – Pernambuco
Porto de Galinhas é um dos melhores lugares para viajar no Nordeste. E motivos não faltam para isso: a praia, que fica na cidade de Ipojuca, a 66 km de Recife, tem mar clarinho, rodeado de resorts e represado por corais, com a agradável temperatura de 28°C – um delicioso passeio de jangada leva até piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos. No mesmo município ainda ficam praias lindas como Maracaípe, Muro Alto e Camboa.
O que fazer em Porto de Galinhas:
Ninguém sai de lá sem relaxar em suas maravilhosas piscinas naturais, que aparecem na maré baixa e formam um cenário cinematográfico. Também dá para fazer um passeio de bugue: o roteiro mais famoso percorre a região de ponta a ponta. De noite, dá para curtir as lojas e restaurantes da vila. Ainda dá para conhecer a Praia de Carneiros, uma das mais belas de Pernambuco, a 50 km de lá.
Chapada Diamantina – Bahia
Os passeios na Chapada Diamantina revelam algumas das paisagens naturais mais extraordinárias do Brasil. Um oásis no sertão, o parque nacional da região é marcado por montanhas de topos chapados, que podem ser observadas a partir de uma série de mirantes, além de cachoeiras imensas, poços de água azulada e formações rochosas surreais. As cidades de Lençóis e Mucugê, principais bases para os passeios, têm centrinhos coloniais coloridos com barzinhos animados e restaurantes que servem de bufê por quilo a pratos refinados com ingredientes regionais.
O que fazer na Chapada Diamantina:
Em uma viagem por lá, cada dia você vê uma beleza diferente. Entre elas, estão a Gruta da Lapa Doce, com belas formações rochosas, o Morro do Pai Inácio, com vistas incríveis para os morros, a Cachoeira do Mosquito, com 60 metros de queda, e o Poço Azul, onde você pode mergulhar em águas translúcidas.
Fernando de Noronha – Pernambuco
A ilha principal desse arquipélago pernambucano a cerca de 530 km de Recife é um dos melhores lugares para viajar no Nordeste. Águas límpidas de um verde-esmeralda único, areias finas e claras, vegetação exuberante e o imponente Morro do Pico, com seus 321 metros, compõem um cenário para lá de paradisíaco. Noronha é povoado por tartarugas, tubarões, golfinhos e outras espécies que podem ser observadas em passeios de barco, mergulhos e trilhas.
O que fazer em Fernando de Noronha?
Além de visitar algumas das praias mais bonitas do país, como a Baía dos Porcos e a Praia do Sancho, você pode fazer mergulhos de snorkel ou com cilindro, percorrer a bela Trilha da Atalaia, visitar a sede do Projeto Tamar e curtir os barzinhos animados da ilha ao pôr do sol.
Fonte: CVC (Foto: Divulgação)