Jogando fora de casa, o Confiança perde para o Sampaio Corrêa
25 de agosto de 2024
Itabaiana vence o Treze e está a um jogo da Série C
25 de agosto de 2024
Exibir tudo

Aracaju entre as capitais que mais emitem gás carbônico

A queima de gasolina e óleo diesel é uma das principais fontes de geração do CO2

Um dos principais temas da pauta ambiental a ser tratada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém, no Pará, é a emissão de gás carbônico (CO²) — um dos principais Gases do Efeito Estufa (GEE). Nesse quesito, Aracaju (18ª posição) está entre as capitais com maiores índices de emissão dentre as capitais brasileiras.

(Clique na tabela para ampliar)

Quando o tópico é outra pauta sustentável, a posição da capital sergipana também não é tão animadora. Na análise das cidades que mais possuem taxa de formações florestais naturais por habitante, Aracaju aparece apenas na 16ª posição entre as 26 capitais, com o indicador marcando 0,027. A informação consta no levantamento “Mapa da Desigualdade entre as Capitais”, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

Efeito estupa

A emissão de gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) é responsável por cerca de 60% do aquecimento global. A queima de combustíveis fósseis como gasolina e diesel para o transporte urbano é uma das principais fontes de geração do CO2 que vai parar na atmosfera. O CO2 na atmosfera, ao lado de outros gases como o metano, absorve os raios infravermelhos emitidos pela superfície terrestre, criando o efeito estufa.

Fonte: Bnews

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *