Aracaju (61,46) está entre as oito cidades nordestinas com os melhores indicadores de sustentabilidade, destacando-se pela adoção de políticas e práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). É o que revela um estudo do Centro de Liderança Pública (CLP). Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB) lideram o ranking da região, com médias ESG de 68,61 e 67,47, respectivamente.
Os resultados consideram uma pontuação de zero a 100. Desse modo, avaliam como as cidades estão avançando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram analisadas 404 cidades brasileiras com populações acima de 80 mil habitantes.
De acordo com especialistas, os dados deste estudo são fundamentais para que gestores públicos possam diagnosticar problemas específicos, direcionar investimentos de forma mais estratégica e desenvolver políticas públicas mais eficazes para superar desafios relacionados à sustentabilidade. Isso inclui a implementação de iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida da população local, preservar o meio ambiente e promover uma governança responsável.
O CLP é uma organização suprapartidária dedicada a engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos que possam enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há mais de 12 anos, a instituição trabalha para fortalecer o Estado Democrático de Direito.
Dessa forma, tornar o uso dos recursos públicos mais eficiente e responsável. Este estudo sobre sustentabilidade urbana é mais uma contribuição do CLP para o avanço de políticas públicas. A princípio, o objetivo é atender às necessidades da população brasileira de maneira sustentável e justa.
Fonte: Site Ne9 (Foto: PMA)