Sergipe aparece no topo do ranking dos estados brasileiros que possuem a maior proporção de mortes provocadas por policiais quando se compara o total de óbitos violentos de crianças e adolescentes. É o que revela o portal de notícia Mangue Jornalismo na reportagem assinada pelo jornalista Wendal Carmo. De acordo com a matéria, “o estado comandado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) tem uma taxa de 36,9% de mortes violentas contra pessoas que tinham de 10 a 19 anos de idade. Ou seja, são 36,9 mortes para cada 100 mil habitantes. A média no Brasil é de 18,2”.
Clique aqui e leia a reportagem completa do site Mangue Jornalismo sobre a violência policial.
Posição da SSP de Sergipe
Procurada pelo site Mangue Jornalismo, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) disse ter preocupação com os dados e afirmou que o fato de mais de 90% das mortes ocasionadas por ação policial envolver pessoas entre 16 a 19 anos, conforme este levantamento que fundamentou a reportagem, demonstra “um contato prematuro e lamentável de jovens com o crime organizado”.
“A Secretaria destaca ainda que, diante desse cenário, o primeiro contato desses jovens com o poder público muitas vezes ocorre através da segurança pública, via internações, prisões e ações policiais, quando o ideal seria que outras políticas públicas interviessem antes que a criminalidade os alcançasse”, diz a nota.
Sobre os números de vítimas de violência sexual, a pasta pontuou que tem feito ações operacionais e de conscientização em parceria com outros órgão. “Esse trabalho tem gerado maior conscientização sobre a importância de procurar as autoridades competentes para denunciar e investigar casos de violência sexual”, segue a SSP.
O aumento das denúncias em Sergipe, acrescentou a Secretaria, se dá em razão das medidas implementadas até o momento. “A SSP ressalta a gravidade desses crimes e reforça seu compromisso em atuar de forma integrada com outras instituições para proteger crianças, adolescentes e mulheres em Sergipe, assegurando que seus direitos sejam respeitados e garantidos”.
Foto: SSP/SE