Com o tema “Maria, mulher de oração”, a Igreja Católica promove, nos próximos sábado (19) e domingo (20), a 66ª Peregrinação em louvor à Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira de Sergipe. Para o primeiro dia estão previstas, missa, show musical, rosário e adoração no Santuário. No domingo pela manhã, a imagem da santa será levada em peregrinação pelos fiéis da cidade de Riachuelo até Divina Pastora. A previsão é que cerca de 200 mil peregrinos prestigiem a romaria.
A Missa de abertura da programação religiosa vai acontecer às 20 horas do sábado, sob a presidência do bispo diocesano de Estância, dom Genivaldo Garcia. Logo após a celebração, haverá um show musical com Flavinho. O padre Jhonatan Michael, reitor do Santuário da Divina Pastora, ressalta que todos os esforços foram empreendidos no sentido de proporcionar conforto e segurança para os milhares de peregrinos.
Para o domingo foram programadas quatro celebrações eucarísticas: 5 horas, missa no Santuário, com o padre Jhonatan Michael; Também às 5 horas, missa e bênção de envio em Riachuelo, à cargo de dom Josafá Menezes, arcebispo metropolitano de Aracaju: Às 8 horas, missa diante do Santuário, a ser celebrada por dom Vítor Agnaldo, bispo de Propriá, e às 15 horas, missa de encerramento, a cargo de dom Josafá.
A cidade de Divina Pastora, na região da Cotinguiba, é o principal centro receptivo de peregrinações de Sergipe. Desde 1958, a pequena cidade tem recebido inúmeras peregrinações anuais, com uma diversidade de grupos, como os universitários da Juventude Universitária Católica (JUC), Legião de Maria e Terço dos Homens. Desde o ano de 1971, ocorre uma grande peregrinação organizada pela Província Eclesiástica de Aracaju, sempre no terceiro domingo de outubro. Esse evento religioso chega a reunir mais de 200 mil peregrinos de Sergipe e de outros estados.
Fonte e foto: Arquidiocese de Aracaju