FUP quer a Petrobras no controle das Fafen’s
19 de outubro de 2024
Advogado e morto a tiros em Aracaju
19 de outubro de 2024
Exibir tudo

STF anula eleição para Mesa Diretora da Assembleia de Sergipe

A Assembleia deve realizar uma nova eleição na próxima semana

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para o biênio 2025-2027, realizada em junho de 2023. Em liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7734, o ministro seguiu o entendimento consolidado da Corte de que a antecipação de eleições viola os princípios republicano e democrático.

A ação foi proposta pela Procuradoria-Geral da República contra artigo do Regimento Interno da Alese que, a seu ver, permitiria que a eleição para o segundo biênio ocorresse a qualquer momento do primeiro biênio da legislatura, antecipando-a para momento muito anterior ao início do mandato.

Antecipação

Ao conceder a liminar, o ministro explicou que, em casos similares, o Supremo firmou o entendimento de que só é possível uma recondução ao mesmo cargo, independentemente de se tratar de sucessão dentro da legislatura ou para a legislatura seguinte. Ele enfatizou que o Tribunal também já decidiu expressamente quanto à inconstitucionalidade da antecipação de eleições, por violação aos princípios republicano e democrático.

De acordo com os precedentes do Supremo, a definição da forma de eleição para os cargos diretivos das assembleias estaduais deve observar as regras impostas pela Constituição Federal, entre elas a necessidade de contemporaneidade entre o pleito e o exercício do mandato.

Segundo o relator, a regra do regimento interno deve ser interpretada de forma a que a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura ocorra somente a partir de outubro do ano anterior. A liminar será submetida ao Plenário para referendo.

A eleição deverá acontecer na próxima semana, na Alese. Como neste período eleitoral as sessões estão ocorrendo apenas nas terças e quartas-feiras, o dia será um desses dois e não deve ter mudanças na chapa eleita no ano passado.

Veja a chapa:

Jeferson Andrade (PSD) – presidente

Garibalde Mendonça (PDT) – vice

Luciano Bispo (PSD) – 1ª secretário

Marcelo Sobral (União) – 2º secretário

Carminha Paiva (Republicanos) – 3ª secretária

Georgeo Passos (Cidadania) – 4º secretário

Fonte: STF

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *