O Hospital de Cirurgia será palco, nesta quinta-feira (7), da celebração de 50 anos de formatura da IX Turma da Faculdade de Medicina de Sergipe. A solenidade, que será marcada por uma missa e homenagens, acontecerá no pátio daquela unidade hospitalar a partir das 17 horas.
A celebração do jubileu de ouro da turma ocorrerá no hospital por um motivo especial e histórico: por quase três décadas, a Faculdade de Medicina de Sergipe funcionou integralmente no Cirurgia, onde eram realizadas atividades ambulatoriais e hospitalares. O curso, que posteriormente foi incorporado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), permaneceu no Cirurgia até 1989, quando foi transferido para o Hospital Universitário.
Médicos de destaque
Composta por 51 alunos, a IX Turma de Medicina – que se formou no ano de 1974 – inclui vários importantes nomes da medicina sergipana, como o médico José Teles de Mendonça, cirurgião cardiovascular, responsável pelo primeiro transplante de coração das regiões Norte e Nordeste do Brasil – que foi realizado no Hospital de Cirurgia – e um dos fundadores do Hospital do Coração; e o médico Wagner Oliveira, fundador da Rede Primavera.
Outro nome importante da turma é o do médicoi José Calumby Filho, falecido. Ele foi angiologista e figura essencial para o desenvolvimento da cirurgia vascular em Sergipe, ocupando cargos como superintendente do antigo Inamps, professor da UFS, diretor do Hospital Universitário da UFS e presidente da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional de Sergipe.
Fonte e fotos: Assessoria do Cirurgia