O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) deu início esta semana à 12ª edição do Projeto Golfinho. A ação visa levar para crianças e adolescentes informações sobre prevenção de afogamentos, primeiros socorros, saúde bucal e educação ambiental. Serão 200 participantes, na faixa etária de 7 a 14 anos, alunos de escolas públicas e filhos de bombeiros militares. A duração do projeto é de quatro semanas. As atividades estão sendo desenvolvidas na Orla da Atalaia, em Aracaju, com grupos de 50 participantes a cada semana.
O diretor-adjunto da Diretoria de Ensino e Pesquisa do CBMSE, coronel Carlos Alves, destacou a importância da iniciativa. “Estamos na 12ª edição do projeto, que integra o Planejamento Estratégico da nossa corporação e é realizado em parceria com o Governo do Estado, com o apoio do Sesi e do Oceanário. Nosso principal objetivo é transmitir a crianças e adolescentes informações sobre segurança em ambientes aquáticos, como praias, piscinas e balneários, para que se tornem multiplicadores desse conhecimento. Além disso, abordamos outros temas relacionados à saúde e cidadania”.
Neste ano, o projeto conta com a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oscar Nascimento, da Escola Estadual Poeta João Freire Ribeiro e da Escola Estadual Augusto Maynard. No primeiro dia, as atividades foram voltadas a orientações sobre primeiros socorros. A programação inclui ainda instruções sobre prevenção a afogamentos, preservação do meio ambiente, higiene bucal, além de visita ao Oceanário, momentos de recreação, banho de mar e lanche.
O professor Givanio Tavares falou da importância do projeto. “É uma iniciativa que tem uma grande importância para suprir as necessidades de informações sobre segurança na praia, em casa, no ambiente escolar. A maioria das crianças e adolescentes nessa faixa etária não sabe como proceder em situações como afogamento, engasgo, desmaio”, disse.