Notas sobre as Ciências Humanas
9 de dezembro de 2024
Prefeita eleita de Aracaju indica procurador-geral
9 de dezembro de 2024
Exibir tudo

Projeto de Lei potencializa a Rota do Cangaço

A Grota do Angico, onde Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros foram fuzilados pela Polícia

A implementação da Rota Turística do Cangaço, que abrange os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, está avançando no Congresso Nacional após a aprovação do relatório elaborado pelo deputado federal alagoano Daniel Barbosa (PP) na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei nº 1.513/2024 visa impulsionar o turismo cultural, histórico e ecológico na região nordestina, destacando-se pela valorização do legado histórico do cangaço e pelo fomento ao desenvolvimento econômico sustentável. A rota prevista no Projeto oferece uma oportunidade de conhecer a história do cangaço e desfrutar das belezas naturais do Nordeste.

De acordo com o texto aprovado, a rota contemplará os municípios de Piranhas e Delmiro Gouveia, em Alagoas; Canindé do São Francisco e Poço Redondo, em Sergipe; e Paulo Afonso, na Bahia. O deputado Daniel Barbosa ressaltou que essa iniciativa não só estimula a economia local, mas também promove a rica cultura da região.

O circuito turístico parte de Piranhas, conhecida por sua relevância histórica, especialmente por ter sido o local onde foram expostas as cabeças de Lampião e Maria Bonita após a emboscada de 1938. Os visitantes poderão desfrutar de passeios pelo Rio São Francisco, explorar o Cangaço Eco Parque e fazer trilhas até a Grota de Angicos, ponto histórico onde o líder do cangaço foi morto.

Além do componente histórico, a rota aposta no ecoturismo, oferecendo experiências em meio a paisagens naturais impressionantes, como praias fluviais, formações rochosas e o bioma da caatinga. A proposta inclui o apoio de programas federais para estruturar e profissionalizar o setor turístico, garantindo geração de emprego e renda para as comunidades envolvidas.

Fonte: Site NE9 (Foto:G/S)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *