Prefeitura de Aracaju paga salários nessa sexta
19 de dezembro de 2024
Em Sergipe, as cartas da sucessão ficam embaralhadas até 2026
19 de dezembro de 2024
Exibir tudo

Prazo para diplomação dos eleitos este ano acaba nesta quinta

Os diplomas são assinados pelos presidentes do Tribunal Regional Eleitoral

O prazo para a diplomação dos candidatos eleitos em outubro passado termina nesta quinta-feira (19). No ato, a Justiça Eleitoral atesta que um político está apto para tomar posse. A cerimônia de entrega do documento marca o fim do ciclo eleitoral e acontece após apuração de votos e encerramento do prazo de questionamento jurídicos.

Apesar da cerimônia ser necessária para atestar o resultado, os candidatos eleitos não precisam comparecer presencialmente, explica Fernando Neisser, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e do Instituto Paulista de Direito Eleitoral (Ipade).

“O que importa é a Justiça Eleitoral informar à sociedade, à câmara municipal do respectivo município, que aquelas são as pessoas diplomadas e que, portanto, podem tomar posse a partir do dia 1º de janeiro”, prossegue. Em 1996, o TSE decidiu que os diplomas podem ser recebidos por meio de um procurador, sem a necessidade da presença dos candidatos eleitos. Em alguns locais, a Justiça Eleitoral permite, inclusive, que o diploma seja emitido pela internet.

Os diplomas são assinados pelos presidentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral da região. O documento entregue aos políticos eleitos conta com as seguintes informações: nome do candidato; a indicação da legenda sob a qual concorreu; o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente; e outros dados a critério do juiz ou do tribunal responsável, como a quantidade de votos recebida.

Fonte: Rede CNN Brasil

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *