O Nordeste registrou a abertura de 57.081 novos empreendimentos em setembro último, segundo os dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O destaque regional ficou com a Bahia, que teve a maioria das aberturas (15.993). Por sua vez, Sergipe (2.472) teve a 2ª menor criação de novas empresas, ficando à frente apenas do Piauí (2.410).
A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, destaca que o ambiente de negócios dinâmico e as políticas governamentais de incentivo ao empreendedorismo têm fomentado a criação de novas empresas. “A rápida digitalização também facilita o início das atividades empresariais, exigindo menos capital inicial e reduzindo as barreiras de entrada”, comenta.
O setor de “Serviços” foi o responsável pela maior parte das novas empresas criadas em setembro (73,4%). Já o segmento menos procurado para empreender foi o “Demais” (1,1%). Os “Microempreendedores Individuais” também foram destaque na abertura de novos empreendimentos. “Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários”, analisa Camila Abdelmalack.
Fonte: Serasa Experian