Por Adiberto de Souza *
A Feira da Reforma Agrária tem estimulado ainda mais a discórdia entre o governo de Sergipe e a cúpula do PT. Instalado na zona norte de Aracaju, o evento reúne agricultores ligados ao MST, movimento coordenado no estado pelo deputado federal João Daniel (PT). A questão é que, segundo o parlamentar, o Executivo não teve a delicadeza nem de convidá-lo para a solenidade de abertura. Em resposta, o secretário estadual da Agricultura, Zeca da Silva, disse ter citado o petista em todas as entrevistas que concedeu sobre a feira. Também lamentou o fato de os seus antecessores, indicados por João Daniel, não terem usado os recursos das emendas liberadas pelo deputado antes de 2022. Aliás, quem vai à feira percebe a divisão política nas cabeças dos participantes: a maioria dos agricultores usa o famoso boné vermelho do MST, enquanto o pessoal do governo se protege do forte sol com um boné branco com letras verdes, confeccionado especificamente para a Feira da Reforma Agrária. Indiferente às desavenças entre petistas e governistas, os consumidores estão aproveitando os preços baixos e a qualidade dos alimentos oferecidos pelos agricultores familiares. Misericórdia!
Novo desafio
O economista sergipano Saumíneo Nascimento vai assumir a Diretoria do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho da Secretaria de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Combate à Fome. A nomeação dele já foi publicada no Diário Oficial da União. Entusiasmado com o novo desafio, Saumíneo disse desejar fazer o melhor trabalho no novo cargo. Segundo ele, o objetivo é ajudar os mais vulneráveis a serem inseridos no mercado de trabalho: “Quero usar toda a minha experiência para que eles entrem mais capacitados e preparados”, frisou. Boa sorte na nova empreitada!
Câmara lenta
O Executivo sergipano precisa ser um pouco mais ágil nas respostas às críticas da oposição. Quer um bom exemplo: Só ontem, portanto uma semana após a alegre comitiva de Sergipe ter retornado da viagem à Irlanda, foi que o líder do governo na Assembleia, Cristiano Cavalcante (União), justificou a gastança oficial. De acordo com o fidalgo, o animado périplo custeado pelos contribuintes foi “uma oportunidade única para preservar e promover a cultura sergipana”. Para quem não lembra, secretários estaduais e felizes convidados passaram 10 dias batendo pernas pela Irlanda, distribuindo mimos e expondo a renda produzida no interior de Sergipe. Danôsse!
Grana sobrando
Faltando apenas um mês para 2023 acabar, o governo de Sergipe só investiu 23,18% do que arrecadou com a educação, percentual inferior aos 25% exigidos como mínimo pela Constituição Federal. Esta informação é do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), com base no resumo do relatório da execução orçamentária referente ao 5º bimestre deste ano. Ou seja, o vice-governador e secretário da Educação Zezinho Sobral (PFDT) vai ter que se virar nos trinta para gastar os recursos públicos visando atender a determinação constitucional. Só Jesus na causa!
Quem esteve, ontem, na Orla de Atalaia, durante a vistoria técnica da Vila de Natal Iluminado, notou a ausência do secretário estadual de Turismo Marcos Franco (MDB). O governador Fábio Mitidieri (PSD) circulou pelo espaço festivo acompanhado de vários auxiliares, porém o responsável pela política de turismo não deu as caras por lá. Claro que a ausência do emedebista estimulou comentários diversos entre os populares. Teve quem afirmasse que o fidalgo está tão desprestigiado que o governador optou por entregar a organização da Vila de Natal à Secretaria de Comunicação. Crendeuspai!
Adversário do rei
E a deputada estadual Linda Brasil (Psol) lamentou que o Banco do Estado de Sergipe (Banese) não tenha liberado um único tostão furado para o Festival de Arte de São Cristóvão, principal evento cultural do estado. Segundo a psolista, chama a atenção o fato de o Banese ter gastado R$ 280 mil para patrocinar o Pré-Caju, uma festa particular dirigida principalmente à elite sergipana. Aliás, as línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que o Banese não patrocinou o Fasc porque este evento é promovido por uma prefeitura administrada pela oposição ao governo Mitidieri. Claro, que isso é maldade das fofoqueiras de plantão. Home vôte!
Interior com 5G
Itabaiana e Lagarto estão entre os 623 municípios brasileiros capacitados para instalar, a partir da próxima segunda feira, a infraestrutura do sinal 5G. Essa decisão do Ministério das Comunicações permite que as operadoras solicitem a implantação desse serviço de telefonia móvel nos dois municípios sergipanos. Vale ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes 5G nas localidades, já que os compromissos previstos pelo edital estão programados para vencer a partir de 2025. Então, tá!
Cuspindo fogo
Plagiando a amiga jornalista Thais Bezerra, uma abelhinha me contou que, dia desses, o governador Fábio Mitidieri (MDB) cuspiu fogo de tanta raiva. Foi durante a reunião com a direção do Detran para tratar sobre a polêmica portaria que reajustou em quase 100% o valor da carteira de motorista. Injuriado com a saraivada de críticas, o governador chamou os responsáveis pela barbeiragem e determinou que a portaria fosse imediatamente rasgada. Claro que depois da sonora bronca, Fábio postou no instagram um vídeo esbanjando fidalguia com os dois diretores do Detran que, ao lado dele, não escondiam a tristeza. Arre égua!
Comunista vive
A Câmara Municipal de Aracaju realiza, hoje, uma sessão especial pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, a ser comemorado no próximo dia 10. Presidida pelo vereador Professor Antônio Bittencourt (PDT), a sessão fará uma homenagem ao sergipano Anísio Dário, um operário negro e comunista que foi brutalmente assassinado pela Polícia no centro de Aracaju, no dia 29 de novembro de 1947. Durante a sessão de hoje também serão discutidas políticas sobre os direitos humanos, além de serem feitas homenagens à algumas pessoas que contribuem ou exercem um papel de representatividade dentro do seu segmento. Participe!
Joga pra plateia
O deputado federal Ícaro de Valmir (PL) esteve no gabinete do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para reivindicar a duplicação da BR-235, entre Aracaju e Itabaiana. Saiu de lá afirmando ser “muito grato a Deus pela oportunidade de, em meu mandato, poder trazer esse grande benefício ao povo sergipano que acreditou em mim”. Tudo bem, tudo certo, se a referida duplicação já não estivesse no radar do governo Lula (PT). No início do ano, Renan Filho e o ministro Márcio Macedo (PT) garantiram a duplicação da 235. Aliás, Renan disse a Ícaro que o edital para a execução do projeto será publicado já este mês, com previsão de a obra ser iniciada em 2025. Marminino!
Fasc começa hoje
Com o tema “Somos Múltiplos”, o 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) será aberto oficialmente nesta sexta-feira. Marcado pela diversidade cultural, o evento prossegue até domingo nas ruas, praças e avenidas de São Cristóvão. Este evento permite ao público desfrutar do trabalho realizado por artistas e produtores de cultura em Sergipe. Mais de 100 atrações vão se apresentar durante os três dias do festival. Prestigie!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Gazeta Socialista, em 27 de maio de 1950.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.
* É editor do Portal Destaquenotícias