De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, mais da metade dos brasileiros tem mais medo da polícia do que confiança na corporação. O dado mostra que 51% dos entrevistados são a favor desta tese, enquanto outros 46% depositam mais confiança na polícia do que temor.
O instituto, conhecido por produzir pesquisas sociais, entrevistou 2.002 pessoas, todas com idade maior que 16 anos, em 113 municípios de todo o país. O estudo ocorreu durante os dias 12 e 13 de dezembro deste ano e tem nível de confiança em 95%.
Em abril de 2019, época em que a última pesquisa sobre o tema foi feita, o resultado foi semelhante ao atual. Na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente do país e os números mostraram que 51% dos brasileiros tinham mais medo da polícia. Porém, o número dos que confiavam no órgão de segurança era de 47%, um a mais do que na gestão de Lula (PT).
Agora, além dos números apresentados, a pesquisa do Datafolha aponta que o temor tem dado parecido quando o recorte é de gênero, com 56% entre mulheres e 52% entre homens. Porém, os números se tornam mais discrepantes quando o assunto é por raça, já que 59% dos pretos assumem ter mais medo do que confiança, enquanto 45% brancos seguem a mesma linha.
Fonte: Rede CNN Brasil (Foto: SSP-SE)