Comemoração e descrédito. Estes foram os sentimentos da maioria dos candidatos a prefeito de Aracaju com a pesquisa do Ibope, divulgada nesta sexta-feira (9), pela TV Sergipe. Primeiro colocado na consulta de intenção de votos com 32%, o candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PDT) disse apenas que a capital “sabe qual é o rumo certo pra avançar. Estamos juntos!”. Por sua vez Alexis Pedrão (PSOL) não demonstrou preocupação com o fato de aparecer na rabeira da pesquisa: “2% no Ibope? Sei não heim… Vamos para cima virar esse jogo”, frisou em tom de deboche.
Segunda colocada com 21%, a delegada Danielle Garcia (Cidadania) chegou à seguinte constatação sobre a consulta de intenção de votos do Ibope: “A pesquisa confirma que somos a única opção que pode, definitivamente, tirar Edvaldo Nogueira e desmontar esse sistema que domina nosso Estado há mais de 20 anos. A população cansou! A campanha está na rua e todos os dias tenho mais certeza: agora é a vez da coragem!”, afirmou, sem esconder o entusiasmo com a campanha.
O descrédito do delegado
O candidato pelo DC, delegado Paulo Márcio (1%), não escondeu a sua desconfiança com os índices: “Seguindo a tendência de vexames que o caracterizam desde os anos 90, o Ibope, mais uma vez, zomba da inteligência do eleitor aracajuano para favorecer a candidatura oficial, inflando os números de Edvaldo e achatando os de outros candidatos. Mas nós vamos desmascarar esse instituto de aluguel, passando para o segundo turno em primeiro lugar e desmontando a farsa de uma eleição polarizada entre dois subgrupos do antigo agrupamento liderado por Marcelo Déda”, discursou.
Com 3% das intenções de voto, a candidata Georlize Teles (DEM) disse que a pesquisa do Ibope “mostra que estamos no caminho certo. Mesmo sem estar na mídia, ter coligação partidária, ou ter o grande aporte financeiro como outras campanhas, já fomos citados na pesquisa. Nossa caminhada foi lançada há apenas 15 dias, por isso só tende a crescer”, afirmou.
A melhor pesquisa
Empatado tecnicamente com outros cinco candidatos, o petista Márcio Macedo (5%) foi às redes sociais advertir o eleitorado: “Não se preocupe com pesquisa. Diariamente, temos visto o amor e carinho do povo com nossa caminhada. As demonstrações e declarações em cada canto que passamos significam algo real em toda a cidade: a população está com saudades do PT. Isso é óbvio e ninguém pode contestar. A melhor pesquisa é o olhar e recepção calorosa das pessoas, sempre entusiasmadas a cada encontro. É isso que importa. E é por todos, todas e todes que seguiremos firmes, fortes e empenhados para fazer uma Aracaju de todos nós”.
Almeida Lima, do PRTB não quis comentar especificamente os 3% que a pesquisa atribui à sua candidatura. Optou em relembrar um discurso feito por ele no Senado, em 2005: Há 15 anos, o ex-senador afirmou que “não teremos eleições legítimas neste país enquanto for permitida a realização de pesquisas eleitorais. Eu, particularmente, considero a pesquisa um instrumento científico real e válido. No entanto, no Brasil quase sempre se constitui em uma fraude. A pesquisa eleitoral induz o resultado da eleição; induz o eleitor, que tem a mania de não querer votar naquele candidato que pela pesquisa eleitoral aparece derrotado”.
Lúcio Flávio (Avante) teve 3% das intenções de votos, índice que ele não considera mau para quem foi o último dos 11 candidatos a iniciar a campanha. Mesmo assim, o avantista fez críticas à consulta popular: “O histórico dos resultados de pesquisa em Aracaju, incluindo o Ibope, não tem retratado o resultado das urnas. É natural, pois ainda estamos muito distantes das eleições. Falta mais de um mês, e a pesquisa foi feita antes do horário eleitoral. Pesquisas são um retrato instantâneo, e não a realidade do dia 15. Eu, sinceramente, não acho que a amostragem apresentada está refletindo a realidade”, disse.
Discorda dos números
O candidato do Avante prossegue afirmando discordar “bastante dos números do Edvaldo, por exemplo. Acho que ele tem uma rejeição muito maior do que a apontada e uma intenção de voto bem menor. Quanto a mim, que parti por último, creio que dentre os 11 candidatos eu já tenha saído da lanterna e esteja agora na quarta posição, com índices melhores do que o Ibope apontou. A pesquisa me aponta em quinto, com 3%, tendo margem até 7%, ou seja: por esta pesquisa e sua margem de erro, posso estar do quinto ao terceiro lugar, dos 11. Ao meu ver, eu saí do décimo primeiro lugar, e me encontro em quarto. Temos muita água pra passar debaixo da ponte”, revela.
A candidata do PSTU Gilvaní Santos e o prefeiturável Rodrigo Valadares (PTB), que aparecem, respectivamente, com 0% e 6% na pesquisa, ainda não responderam o questionamento sobre o que acharam dos índices apurados pelo Ibope. O Destaquenotícias não conseguiu fazer contato com o candidato a prefeito pelo PMB, Juraci Nunes, que não foi citado na pesquisa.
Veja abaixo, o resultado da Pesquisa do Ibope
Pesquisa Ibope divulgada pela TV Sergipe nesta sexta-feira (9) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para a Prefeitura Aracaju nas Eleições 2020:
A pesquisa foi encomendada pela TV Sergipe.
Rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:
Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.
Sobre a pesquisa
Resultado da Pesquisa publicado originalmente no portal G1/SE
Montagem fotográfica: Portal Infonet