Oferecer acesso à saúde e mais qualidade de vida através da atividade física, de forma gratuita e monitorada, são objetivos do Programa Academia da Cidade (PAC), promovido pela Secretaria da Saúde de Aracaju. Atualmente, o programa conta com 16 polos espalhados por toda capital sergipana, quatro deles inaugurados recentemente.
“Cada polo é vinculado a uma Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro e, atualmente, existem, aproximadamente, 1.300 participantes. Os novos polos contam com uma importante estrutura, inclusive, adaptada para pessoas com deficiência, tudo isso pensando no bem-estar e na produção da qualidade de vida dos alunos, num cuidado que chega ao corpo e, também, à mente”, destaca o coordenador do PAC, Walter Igor dos Santos.
“Antes da formalização da inscrição, o usuário passa por uma avaliação, onde são verificadas as condições de saúde. É muito importante para que saibamos que está tudo bem com o usuário. Identificada alguma situação, o usuário é encaminhado para sua Unidade de referência”, explica a educadora física Juliana Serafim. Ela frisa ainda que além de requalificar os espaços públicos, o PAC promove, também, a ressocialização de pessoas.
O educador físico Jailson Silva enfatiza a importância do programa para a população e reforça a prática de atividade física como forma de promoção à saúde. “Os polos do PAC promovem atividade física, saúde e bem estar para a comunidade. Temos um espaço específico para fazer as atividades, com toda estrutura para atender as pessoas e oferecemos serviços como caminhada monitorada, ginástica aeróbica, circuito funcional, dança, verificação de pressão arterial e encaminhamento para Unidades de Saúde da Família”, acrescenta Jailson.