A professora doutora Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento foi empossada, nesta segunda-feira (26), na cadeira nº 22 da Academia Sergipana de Letras. Escritora e historiógrafa, Ester Vilas-Boas assumiu a vaga aberta com a morte do ex-governador João Alves Filho. A solenidade de posse aconteceu na sala virtual daquele sodalício, tendo a nova imortal sido saudada pela acadêmica Luzia Maria da Costa Nascimento.
Candidata única, Ester Fraga Vilas-Boas foi eleita no dia 1º de março passado, com 32 votos. A nova acadêmica ocupa a cadeira nº 22, que tem como patrono Martinho Cezar da Silveira Garcez. O presidente da ASL, Anderson Nascimento, festejou a disposição da educadora em se tornar acadêmica. “A professora Ester é uma intelectual muito recomendada e abrilhanta a Academia com a sua atuação cultural”, frisou.
Nova vaga
O último acadêmico a ingressar na ASL foi o advogado, jornalista e escritor Guilherme da Costa Nascimento. Ele disputou e venceu a eleição para o preenchimento da vaga aberta com a morte do poeta e jornalista Amaral Cavalcante, que morreu em julho de 2020, vítima da Covid-19. No dia 13 de março passado, morreu o acadêmico Clodoaldo Alencar Filho, 88 anos de idade, abrindo uma nova vaga na ASL. Ele ingressou na Academia em fevereiro de 1981 na cadeira de nº 8, que tem como patrono Felisbello Firmo de Oliveira Freire.