Partidos “nanicos” estão ameaçados de extinção
25 de julho de 2020
Confiança está na semifinal da Copa do Nordeste
26 de julho de 2020
Exibir tudo

Acidente em Aracaju provoca recall em carros da GM

A vítima fatal estava no Celta vermelho que colidiu na traseira do carro

Um acidente automobilístico fatal ocorrido na Orla de Atalaia, em Aracaju, levou a General Motors a anunciar um recall de 235.845 veículos dos modelos Chevrolet Celta, anos 2013 a 2016, e Chevrolet Classic, anos 2013 a 2016. A colisão ocorreu em janeiro deste ano, tendo o motorista do Celta, ano 2014, morrido porque uma peça do airbag o atingiu no pescoço, provocando forte sangramento na região cervical. Após sete meses de investigação, o Instituto de Criminalística de Sergipe concluiu que a peça foi responsável pela morte da vítima.

Diante do lauto pericial, a General Motors comunicou a realização do recall ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. “É uma vitória do consumidor, que não deve estar vulnerável a um airbag que pode tirar sua vida. Há um processo administrativo aberto no MJSP e vamos acompanhar até o final”, reforçou a diretora do Procon de Sergipe, Raquel Martins.

Falha no componente 

Segundo a GM, o serviço é necessário pois em caso de colisão, ocasião na qual o acionamento do sistema de airbag é esperado, constatou-se a possibilidade de falha do componente insuflador do airbag do volante do veículo. “Foi exatamente o que nossa perícia constatou no laudo pericial enviado à Delegacia de Delitos de Trânsito de Sergipe”, ressaltou o perito Luciano Homem, diretor do Instituto de Criminalística de Sergipe.

A GM ainda informou que “devido a uma possível degradação do insuflador, o componente torna-se sujeito a romper-se. Caso isso ocorra, poderá haver a dispersão de fragmentos de metal de sua carcaça, podendo causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo”, comunicou.

Os proprietários dos automóveis convocados devem entrar em contato imediato com uma concessionária da marca para agendar a substituição do airbag do lado do motorista. Durante a semana, o Procon de Sergipe já havia enviado para a Secretaria Nacional do Consumidor ofício com cópia do laudo e providências administrativas tomadas em Sergipe.

Confira o chassi e a data de fabricação dos veículos convocados:

Chevrolet Celta 91.573 veículos

Modelos 2013 a 2016

Chassis de DG124288 a GG100849

Produção de 22 de agosto de 2012 a 15 de abril de 2015 +

Chevrolet Classic 144.272

veículos Modelos 2013 a 2016

Chassis de DB186193 a GR160004

Produção de 04 de julho de 2012 a 10 de junho de 2016

Fonte: SSP-SE (Foto: internauta)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *