Maioria compra frutas, legumes e verduras nos supermercados
14 de dezembro de 2022
Fábio e Laércio discutem com russos sobre investimentos
14 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Aeroporto de Aracaju recebe mais passageiros

Reforma do aeroporto de Aracaju prevê climatização total do prédio

Passado o período mais conturbado da pandemia por Covid-19, desde o início deste ano que o Aeroporto de Aracaju – Santa Maria, que é administrado pela espanhola Aena Brasil, vem registrando o aumento do fluxo de passageiros, o que representa a recuperação das viagens aéreas. Conforme dados divulgados pela empresa, foi registrada uma movimentação de 89.289 passageiros em novembro deste ano. Comparado com o mesmo período do ano passado houve um crescimento de 15,2%, e também representa o maior registrado entre os aeroportos nordestinos administrados pela Aena Brasil.

“Comemoramos mais uma vez esse resultado que confirma que deram e continuam dando certo as ações de fortalecimento do turismo em nosso Estado implementadas com o apoio de todos, desde o poder público e iniciativa privada, assim como as demais instituições, e todos aqueles que lutam pelo desenvolvimento do turismo em Sergipe”, enfatizou o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto.

Também foi registrado que no mês de novembro teve o maior movimento SBAR deste ano, ficando atrás apenas do mês de janeiro, quando 96.414 passageiros transportados embarcaram e desembarcaram no Aeroporto de Aracaju – Santa Maria. No acumulado do ano (janeiro a novembro) foi contabilizada uma movimentação de 866.542 passageiros, o que representa 22,4% superior ao mesmo período de 2021, e a previsão de assentos ofertados conforme a Aena Brasil, é que neste mês de dezembro ultrapasse os 125 mil.

Reforma e ampliações

Com foco no aumento da capacidade e da segurança, readequação das áreas conforme a previsão de tráfego aéreo, e a relação entre espaço-passageiro a partir dos índices recomendados pela Anac, a reforma no Aeroporto de Aracaju – Santa Maria vai contemplar a ampliação do terminal de passageiros que terá climatização total do prédio, e o uso dos dois pavimentos para atividades operacionais, sendo um andar para o embarque e outro para o desembarque. Os ambientes serão distribuídos segundo a necessidade de cada atividade operacional, e os fluxos de processamento de passageiros, bagagens, cargas e malotes postais também foram redesenhados para garantir maior eficiência de ponta a ponta.

Novos equipamentos de inspeção de segurança também serão implantados, e com a duplicação dos pavimentos operacionais todas as etapas do processamento de passageiros ganham mais espaço, segurança e conforto, a exemplo das áreas de filas de check-in com totens de autocheck-in, e balcões de controle de imigração, de aduana, salas de embarque e desembarque, assim como instalação de novas lojas, bares e restaurantes.

No lado ar, área destinada à movimentação das aeronaves, terá novas posições de embarque e duas pontes de contato móveis (fingers), as primeiras do terminal, aumentando o bem-estar dos passageiros. O pátio vai receber novas posições para aeronaves, passando de quatro para seis, uma nova iluminação e será ampliado em 3,4 mil metros quadrados. As pistas de táxi e de pouso e decolagem irão ganhar também em relação à segurança operacional. As obras iniciaram em abril deste ano, e devem ser concluídas em junho de 2023.

Fonte e foto: Secom/GS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *