Parceiros de chapa majoritária na disputa pela Prefeitura de Aracaju, em 2020, os presidentes do PSB, Valadares Filho, e do Podemos, Danielle Garcia, agora estão em lados opostos na campanha para o Senado. Naquele ano, ela foi candidata a prefeita e ele a vice. Agora, a disputa entre os dois promete ser das mais acirradas. Ao menos é o que mostra a pesquisa de intenção de votos do Instituto Real Time Big Data, onde os ambos aparecem empatados tecnicamente com 13%.
Na espontânea, a consulta eleitoral apurou que, depois de Vavazinho e Danielle, aparece Eduardo Amorim (PL) com 11%; André Moura (União Brasil), 10%; Laércio Oliveira (PP), 9%; Jackson Barreto (MDB) 7%; Henri Clay (PSOL), 2%; Coronel Rocha (PMN) 1%; Airton Costa Santos (DC) 1%; Branco/Nulo, 22%; Não sabe/não respondeu 11%. Pode-se afirmar que esse resultado espontâneo já não expressa a realidade, pois os 10% atribuídos a André, JB e Coronel Rocha serão distribuídos pelos outros, já que os três não são candidatos ao Senado. Também chama a atenção na pesquisa o elevado índice de eleitores dispostos a votar em branco, anular o voto ou que ainda estão indecisos. Juntos, eles somam exagerados 33%
Perfil da pesquisa
A pesquisa foi feita pelo Instituto Real Time Big Data, divulgada nessa segunda-feira (8) e tem margem de erro de 3% e 95% de confiança. Registrada na Justiça Eleitoral sob os números SE-07619/2022, a consulta ouviu 1.500 pessoas, por telefone, entre os dias 5 e 6 deste mês.