Combustível vendido em Aracaju tem preços variados
20 de abril de 2022
Operação da Polícia de Sergipe resulta em três mortos
20 de abril de 2022
Exibir tudo

Alguns ainda sonham com um acordão

Por Adiberto de Souza *

Muita gente ainda acredita em um acordão político que recoloque no palanque governista o PT do pré-candidato a governador Rogério Carvalho. Pelo andar da carruagem, tal desejo se parece com um sonho de uma noite de verão. Aliás, essa insistência em propagar a hipótese de o petista sergipano ser forçado pelo presidenciável Lula da Silva (PT) a recuar, sinaliza que a pré-candidatura de Rogério está incomodando. Quem defende o tal acordão político vai dizer que o “Barba” tem detonado pré-candidatos majoritários do PT por esse país a fora. É verdade, mas a situação de Sergipe é diferente. Em relação ao tamanho do eleitorado nacional, o nosso pequeno estado tem uma cuia rasa de votos, não merecendo tamanha forçação de barra. Sem contar que, diante destas insinuações, o próprio Rogério tem dito e repetido que não abre nem para um trem. Portanto, antes de pensarem numa eleição fácil e barata, os defensores de um acordão devem arregaçar as mangas, pois a disputa eleitoral que se avizinha promete ser das mais acirradas. Crendeuspai!

Hospital do Câncer

O tão falado Hospital do Câncer parece que agora sai do papel. A boa nova foi dada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), após participar de uma reunião na Caixa Econômica Federal, visando tratar sobre uma nova liberação de recursos para o empreendimento. A obra, que deveria ter iniciado em 2013, só começou em 2016, mas logo teve que ser paralisada por recomendação do Tribunal de Contas da União. Agora, após serem superados vários obstáculos legais, o governo se prepara para reiniciar a construção do Hospital do Câncer, uma antiga reivindicação dos sergipanos. Oremos!

Vai à luta

A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza (PSD), é pré-candidata a deputada federal. Delegada de Polícia, a fidalga tomou gosto pela política depois de ter participado das eleições municipais de 2020. Caso alcance êxito em seu projeto, Katarina será a segunda vice-prefeita da capital a trocar de cargo na metade do mandato. A primeira foi a vice-governadora Eliane Aquino (PT), eleita em 2016 vice do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Entrevistada pela rádio Fan/FM, Katarina afirmou que pretende se eleger deputada Federal “para fazer muito mais por Sergipe”. Ah, bom!

Seis por meia dúzia

Desde sábado passado, vigora no Brasil a bandeira tarifária verde, que promete reduzir a nossa conta de luz em cerca de 20%. Pois bem: a partir de sexta-feira agora, quem mora em Sergipe vai pagar 16,46% a mais pela mesma conta de luz. Autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, o reajuste afetará 825 mil unidades consumidoras de Sergipe. No frigir dos ovos, ficou o dito pelo não dito. Uma sacanagem!

Deu as caras

Após anos afastado dos eventos públicos, preferindo sempre os bastidores, o manda chuva do PL, Edvan Amorim, posou para a foto ao lado do aliado Valmir de Francisquinho. Foi durante a posse da empresária Lícia Melo como presidente do Partido Liberal Mulher. Edvan tem se ocupado ultimamente na construção de uma chapa majoritária que comporte o irmão Eduardo Amorim como candidato a senador e Valmir como postulante ao governo. Há quem jure que a candidatura de Francisquinho ainda depende de muita conversa entre os partidos aliados do PL. Danôsse!

Federação criticada

A candidata a presidente da República, Vera Lúcia (PSTU), desceu o malho na federação partidária formada pelo Psol e Rede Sustentabilidade. Segundo a distinta, o Partido Socialismo e Liberdade se aliou a uma legenda “apoiada e financiada pelo Itaú e a Natura”. Sergipana por adoção, a presidenciável afirma que o destino do Psol “segue o mesmo caminho do PT, se aliando com parte da burguesia e da direita”. Por fim, Vera Lúcia convidou os ativistas do Psol que não concordam com a federação para se filiarem ao PSTU. Marminina!

Honra ao mérito

A Câmara Municipal de Estância homenageou com a Medalha de Honra ao Mérito Parlamentar o desembargador Edson Ulisses de Melo, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. De autoria da vereadora Alinete Soares(PP), a honraria foi aprovada pela unanimidade dos vereadores. Ocorrida ontem, a sessão solene para a entrega da Medalha foi prestigiada pelo prefeito de Estância, Gilson Andrade (PSD), magistrados, promotores e lideranças políticas. Supimpa!

Ameaçador identificado

Um homem identificado como Vinicius Faria é o principal suspeito de ter ameaçado de morte a delegada de Polícia e presidente estadual do Podemos, Danielle Garcia. O nome do acusado foi divulgado pela coluna Radar, da Revista Veja. O elemento invadiu o instagram da policial e postou a seguinte mensagem: “Oi. Queria te dizer que vou te processar por ter me ofendido. E não tô querendo saber se você é policial! E, sim, tô ameaçando você. Vou te matar”. Segundo Danielle, “nenhuma espécie de intimidação vai ser capaz de parar a minha atuação”. Home vôte!

Transporte subsidiado

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) resolveu subsidiar o transporte coletivo de Aracaju. Para tanto, enviou à Câmara de Vereadores dois Projetos de Lei. O primeiro zera o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, cobrado às concessionárias. O outro institui o Programa Provisório de Custeio Extra Tarifário de Gratuidade nos Transportes Coletivos Urbanos às pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Também autoriza o pagamento antecipado, de forma transitória, do vale-transporte aos servidores municipais. Aff Maria!

A máscara caiu

A Assembleia decidiu facultar a utilização de máscara de proteção respiratória nas dependências do Legislativo sergipano. A decisão da Mesa Diretora altera o artigo 2º do Ato 23.545, que institui procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do coronavírus. A Procuradoria-Geral de Justiça também flexibilizou o uso de máscaras de proteção facial por quem acessa as instalações do Ministério Público de Sergipe. Pela portaria, o uso é obrigatório apenas para ingresso no Centro Médico do MPE. Então, tá!

Recorte de jornal

 

 

Publicado no jornal aracajuano A República, em 29 de dezembro de 1932.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *