O Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, de Nossa Senhora da Glória, é Ouro em Língua Portuguesa. A Reluzente Medalha acaba de ser conquistada na 6ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa. Os medalhistas são o estudante Ryan Victor Santana, 18 anos, e o professor Jorge Henrique. Esta é a primeira vez que o Colégio de Glória conquista o ouro nesta competição literária, contudo nas edições anteriores da mesma Olimpíada o “Manoel Messias Feitosa” já faturou duas Medalhas de Prata (2008 e 2012) e uma de Bronze (2014).
Segundo Jorge Henrique, a Olimpíada da Língua Portuguesa transforma o aluno e o professor, pois a proposta da competição é de formação continuada do educador. “O trabalho começa, no início do ano, na sala de aula com a produção dos textos pelos alunos. Depois, eles reescrevem os trabalhos e, em seguida, passam por três avaliações: uma da escola e as outras duas do município e do estado. Só então, o trabalho classificado vai disputar medalhas na etapa final, em São Paulo”, explica Henrique. Nem precisa dizer que tanto o professor Jorge quanto o estudante Ryan Victo estão festejando pra valer a conquista da disputada Medalha de Ouro.
A Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a competição integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema das produções este ano foi “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.