Em mais uma ação em prol da preservação da fauna, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou resgates de animais silvestres em vários bairros de Aracaju e, também, em municípios da Grande Aracaju e Centro Sul Sergipano. As espécies em boas condições de saúde foram soltas em áreas de preservação, enquanto as que precisam de atendimento veterinário foram encaminhadas ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque da Cidade
No bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital, a pedido de moradores, profissionais efetuaram o resgate de uma jiboia (Boa constrictor), que estando em perfeitas condições de saúde, foi devolvido à natureza. Já no bairro América, na Zona Oeste, a equipe resgatou dois filhotes de Corujas-caburé (Glaucidium brasilianum), encontrados na rua por um morador. Após a avaliação clínica, constatou-se que os dois estavam sem capacidade de voo e um deles apresentava lesão ocular. Ambos foram encaminhados ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque da Cidade, para tratamento.
No bairro Coroa do Meio, na Zona Sul, um Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) macho foi resgatado próximo a uma árvore no quintal de uma residência. Feitas as análises específicas, detectou-se que a espécie estava imóvel, sem capacidade de locomoção, não responsivo, com focos miíases na região torácica e membros inferiores, além de graves lesões e exposição óssea, sendo o marsupial encaminhado para tratamento no Cetas.
As equipes da Adema também receberam chamados para o resgate de um Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) no bairro Capucho, uma Iguana (iguana iguana) no bairro Ponto Novo, uma cobra cipó ( Chironius sp.) no bairro Mosqueiro e um Teiú (da família Teiidae) no bairro Inácio Barbosa, mas ao chegar nos locais indicados, três dos animais não mais se encontravam lá e um evadiu-se diante da tentativa de captura.
Interior do estado
No município de Areia Branca, Território da Grande Aracaju, uma jiboia (Boa constrictor) foi encontrada no criadouro abandonado de suínos. Por encontrar-se saudável, o réptil adulto, com 1,7 metros de comprimento, foi posto à soltura em uma área de vegetação fechada e difícil acesso às residências.
Em Nossa Senhora do Socorro, uma Coruja Suindara (Tyto furcata) foi resgatada no quintal de uma residência. Avaliada, a ave apresentou lesões oculares e incapacidade de voo, sendo encaminhada ao Cetas. Também no município, especificamente no Conjunto Marcos Freire II, um Gavião-Carijó (Rupornis magnirostris) foi resgatado e apresentava caseos na região bucal, sendo, também, encaminhado ao Cetas.
No município de Lagarto, Território Centro Sul Sergipano, a equipe de fauna da Adema resgatou uma Cobra-cipó-marrom (C. quadricarinatus) em uma residência. Capturado e avaliado clinicamente, o réptil não apresentava nenhuma lesão e foi devolvido ao seu habitat.
Fonte e foro: Adema