Eleições: pandemia afugenta mesários
27 de julho de 2020
PF apreende em Aracaju animais presos em cativeiro
27 de julho de 2020
Exibir tudo

Animais silvestres são resgatados no semiárido

O macaco está no Centro de Tratamento de Animais Silvestres

Uma equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resgatou cinco espécimes de animais silvestres na zona rural de Nossa Senhora da Glória e de Monte Alegre de Sergipe, no sertão sergipano. O trabalho foi feito em parceria com o Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS), do Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Nossa Senhora da Glória, no Território do Alto Sertão Sergipano, e

Foram resgatados um cágado d’água (Trachemys dorbigni), uma cobra cipó (Chironius bicarinatus), uma cobra muçurana (Pseudoboa Cloelia), duas pombas asa branca (patagioenas picazuro) e um macaco guigó da Caatinga (Callicebus barbarabrowna).

Após a avaliação clínica feita por biólogos e veterinários e constatado que as espécimes não apresentavam nenhum tipo de problema, foi realizada a soltura das duas cobras e do cágado d’água em área de reserva. Já as duas pombas asa branca, foram encaminhadas para o Parque dos Falcões, no município de Itabaiana.

Macaco avaliado

Espécie ameaçada de extinção e resgatado no município de Monte Alegre de Sergipe, com o apoio da Polícia Civil, o macaco guigó da Caatinga foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) no Povoado Mosqueiro, em Aracaju, onde será avaliado minuciosamente e só então devolvido ao seu habitat.

A fim de garantir a segurança da população, a Adema trabalha em sistema de plantão no resgate e capturas de animais silvestres, bem como atende às denúncias de criação ilegal, em cativeiro, destes animais, estando disponível através dos telefones: (79) 3198-7191 (geral); plantão de resgate de fauna (79) 98819-7558 e (79) 3198-7150, ou pelos emails: adema.institucional@adema.se.gov.br;gilvandias.santos@adema.se.gov.br;mariaclaudenice.gomes@adema.se.gov.br, das 7h às 13h.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *