A diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a revisão dos planos de desenvolvimento (PDs) dos campos de Aruari, Castanhal, Dom João, Santana e Lagoa Suruaca, de acordo com decisão em circuito deliberativo. Os dois primeiros estão localizados na Bacia de Sergipe, enquanto os outros três se localizam, respectivamente, na Bahia e no Espírito Santo.
Os campos de Aruari, Castanhal e Lagoa Suruaca tiveram as fases de produção prorrogadas para o dia 5 de agosto de 2052. Os dois primeiros são operados pela Carmo Energy com 100% de participação e o último é operado pela Seacrest Petróleo com 100% de participação. O campo de Dom João teve a fase de produção prorroga para 5 de agosto de 2052. No campo de Santana, a prorrogação da fase de produção será até o dia 31 de dezembro de 2037.
A aprovação da norma atende a uma demanda da indústria e se tornou possível com a publicação da Resolução CNPE nº 12/2021, que recomendou à Agência a avaliação da adoção de medidas para a prorrogação da fase de exploração dos contratos de concessão e de partilha de produção vigentes. O objetivo é minimizar os impactos negativos gerados pelo cenário de incertezas na indústria do petróleo e gás, derivados de um contexto conjuntural, agravados em virtude da pandemia de Covid-19.
Fonte: Site Brasil Energia