A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização e distribuição de lotes de prótese mamária com gel de silicone fabricados a partir de 19 de maio de 2021 pela empresa Guangzhou Wanhe Plastic Materials, localizada na China. Segundo a Agência, foram encontradas irregularidades referentes às boas práticas de fabricação durante a auditoria realizada na fabricante chinesa.
“No Brasil, as próteses mamárias têm um regime específico de controle e, por isso, além do registro na Anvisa e da necessidade de Certificação de Boas Práticas de Fabricação, também devem passar pela certificação de conformidade feita pelo Inmetro […] As medidas sanitárias adotadas têm o objetivo de reduzir possíveis riscos sanitários que poderiam afetar a qualidade do produto”, diz a nota da Anvisa.
Em dezembro do ano passado, a Anvisa já havia determinado o recolhimento de lotes do implante mamário SCI-ESTHE produzidos pela mesma fabricante. Para as pessoas que implantaram as próteses, a agência recomendou a manutenção da rotina do pós-operatório e acompanhamento definidos pelo cirurgião responsável.
Fonte: Portal R7 (Crédito: Rádio JB/FM)