Covid-19: Sergipe tem 1º caso da variante de Manaus
23 de fevereiro de 2021
TST garante dia de folga aos empregados da Energisa
23 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Ao sentir sintomas da covid-19 deve-se ir ao médico

qualquer pessoa que apresente sintomas da covid-19 deve procurar ajuda logo

Tempos atrás, sentir uma dor de cabeça constante podia ser sinal de enxaqueca, a ser tratada em casa. Desde o início de 2020, com a chegada do novo coronavírus, a cefaleia já não deve ser considerada algo simples, assim como sinais de coriza, espirros prolongados, tosse ou mesma uma irritação na garganta.

Estes são alguns dos sintomas leves e mais comuns da covid-19, doença causada pelo vírus, e que, segundo especialistas, não podem deixar de ser desconsiderados e, portanto, também exigem orientação médica e a submissão para a possível detecção da doença.

Além da questão da orientação médica, o diagnóstico correto é de extrema significância já que é através dele que o devido tratamento e monitoramento serão realizados, contribuindo, inclusive, para o controle da proliferação do vírus. É o que alerta a infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fabrízia Oliveira.

Sinais de piora

“É importante destacar que, em muitos casos, no início, os sintomas podem ser leves, no entanto, no começo da segunda semana de infecção, período de maior atenção do quadro clínico, podem surgir sinais de piora. Por isso, orientamos que, qualquer pessoa que apresente sintomas, principalmente respiratórios, existe, sim, a possibilidade de ser a covid”, frisa a especialista.

Nesses casos, orienta Fabrízia, a primeira atitude a ser tomada quando surgir dor de cabeça, tosse, dor de garganta, febre, dor no corpo, espirro, com ou sem congestão nasal, é procurar um serviço médico para ser avaliado, “para ser estratificado, ver critérios de maior ou menor gravidade, ser orientado de forma apropriada e ser submetido à coleta do swab [RT-PCR], que é o exame confirmatório”.

Além de ser de extrema importância para o devido tratamento dos pacientes, o exame é, ainda, uma significativa ferramenta para orientar as ações da administração municipal, já que é com base nos números e estatísticas que a Prefeitura pode melhor planejar e, consequentemente, assistir a população de forma mais eficaz.

Medo de procurar ajuda

“Muitos, hoje, ficam amedrontados de procurar uma unidade de saúde, mas, orientamos, principalmente as pessoas com sintomas, que elas precisam ser diagnósticadas, precisamos monitorar essas pessoas, sobretudo no acompanhamento médico, na evolução clínica desse paciente. O diagnostico é primordial”, completa a infectologista.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *