Dos oito deputados federais de Sergipe, apenas o bolsonarista Rodrigo Valadares (União) votou contra o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. A PEC foi aprovada, nessa sexta-feira (15), pela Câmara Federal por 365 votos a favor, 118 contra e uma abstenção. No primeiro turno, foram 371 votos a favor. Votos contrários foram 121. Houve 3 abstenções. Eram necessários 308 votos.
Como a reforma tributária não sofreu alterações de mérito em relação ao texto aprovado pelo Senado, o Congresso promulgará a emenda constitucional da reforma tributária na próxima semana. Com o fim da votação, o Congresso conclui mais de 30 anos de discussões, após sucessivas propostas que não prosperaram nas últimas décadas. “Neste momento histórico em que muitos de nós perguntamos se está acontecendo, o parlamento brasileiro entregou um novo sistema tributário. Esse sistema que nós temos está falido há muito tempo”, declarou o relator da reforma e líder da maioria na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Os destaques rejeitados impediram alterações em relação ao texto do relator. Os parlamentares não reincluíram os regimes específicos para os setores de saneamento e concessão de rodovias. Mais cedo, os deputados mantiveram, por 326 votos a 161, o imposto seletivo sobre os armamentos e as munições, exceto se comprados pela Administração Pública, mas a questão acabou revertida posteriormente. O imposto seletivo incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
“Reforma é um golpe”
Segundo Rodrigo Valadares, “essa reforma é um golpe na população brasileira. Eu votei contra, mas infelizmente a temida PEC da Reforma Tributária de Lula foi aprovada, sob a justificativa de ‘simplificar’ o sistema tributário”, frisou. E o parlamentar bolsonarista prossegue: “Agora, teremos o maior IVA do mundo, quase 30%. Isso significa que você vai pagar mais caro em tudo, desde alimentos e bebidas até roupas e eletrônicos”, concluiu.
2 Comments
Este deputado envergonha os Sergipanos. Felizmente vai ser deputado de um só mandato.
O Pai deve se retorcer na cova, com um Filho desse.
Pedrinho era TD de Bom: Educado, Cortez, sensível, aglutinador e, acima de tudo Humano. O filho, uma lástima!! Sergipe não merece!!