O Sábado da Aleluia é também chamado de Vigília Pascal. Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. Diante da Vigília Pascal, é como se a Igreja e cada fiel estivessem escalando uma alta montanha: Depois dessa caminhada, com o coração aberto e os olhos bem atentos no Senhor, chegamos à grande noite do Sábado Santo, da Vigília Pascal.
Na Sexta-feira da Paixão prevalece o silêncio. O Cordeiro é imolado. Jesus, morre na Cruz, rezando: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”! E aí Jesus entrega toda a Sua história e missão. Jesus entrega a Igreja e toda a humanidade. Jesus nos entrega ao Pai. Com essa entrega, Ele coloca em prática o Seu ensinamento: “Ninguém tem maior amor do que Aquele que dá a vida por seus amigos”.
A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. É comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração, quando os católicos renovam a fé e confiança em Deus. O nome desse dia vem da tradição da Igreja Católica de não dizer “aleluia” nas missas durante a Quaresma. Ao final do Sábado Santo, finalmente se diz “aleluia” para anunciar o início da Páscoa.
Missas na Catedral Metropolitana
8/4 – Sábado Santo
Confissões: das 9h às 11h
18h – Missa da Vigília Pascal, presidida por Dom João José Costa
9/4 – Domingo da Páscoa do Senhor
Missas: 8h, 10h30, 16h e 18h
Foto: Portal Sonho Astral