A “pelada” da virada de Ano
19 de dezembro de 2024
Prefeito de Aracaju deixará 32 obras com recursos assegurados
20 de dezembro de 2024
Exibir tudo

Após pisar na bola sobre PcDs, governo republica editais do concurso para a PM

A Operação Carnaval 2025 acontecerá da próxima sexta-feira até o dia 5 de março

Após a Justiça suspender o concurso para a Polícia Militar por falta de vagas para pessoas com deficiência, o governo Mitidieri (PSD) republicou, nesta quinta-feira (19), novos editais para o certame. Ao todo, são 335 vagas, distribuídas entre três categorias: 300 vagas para o cargo de soldado combatente, 30 vagas para o cargo de oficial combatente e 5 vagas para oficiais da área de saúde.

As inscrições serão reabertas no dia 3 de janeiro de 2025 e seguem até o dia 1º de fevereiro. O concurso prevê 300 vagas para o cargo de soldado combatente, sendo 255 destinadas à ampla concorrência, 15 reservadas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 30 para candidatos negros. Já para o cargo de oficial combatente, foram anunciadas 30 vagas, das quais 25 são para ampla concorrência, 2 para PcDs e 3 para candidatos negros. Na área da saúde, os editais especificam 5 vagas, distribuídas entre as especialidades de Endocrinologia, Psiquiatria, Cirurgião Dentista – Clínica Geral (duas vagas) e Medicina Veterinária.

Editais modificados

Além da divulgação das vagas, os editais também trazem algumas retificações, visando ampliar a participação dos candidatos e ajustar o cronograma do concurso. Entre as mudanças, destaca-se a inclusão de vagas específicas para Pessoas com Deficiência (PcDs), que agora representam 5% do total oferecido para os cargos de soldado combatente e oficial combatente. Essa decisão atende a uma determinação judicial e reflete o compromisso do Governo de Sergipe com a inclusão social e a acessibilidade.

Outra alteração refere-se à revisão das exigências de idade para participação no concurso. Anteriormente, a verificação da idade mínima de 18 anos era realizada na data da inscrição; agora, passa a ser na data de ingresso na carreira, garantindo maior clareza quanto aos critérios de elegibilidade. O cronograma também foi revisado, com alterações em algumas datas, o que permitirá uma execução mais organizada do processo seletivo.

Os interessados em participar do concurso devem atentar-se aos prazos estabelecidos no novo cronograma. As taxas de inscrição são de R$120 para o cargo de soldado combatente e R$160 para os cargos de oficial combatente e oficial da área de saúde. As provas estão previstas para o dia 23 de fevereiro de 2025. As avaliações para os cargos de oficiais da área de saúde e oficiais combatentes serão realizadas no período vespertino, já as de soldado combatente, serão realizadas no período matutino.

Os requisitos básicos para participação incluem idade entre 18 e 35 anos e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, além do nível de escolaridade exigido para cada cargo.Todos os detalhes, incluindo informações sobre requisitos, etapas de seleção e orientações para inscrição, estão disponíveis no Diário Oficial do Estado e no site do Instituto Selecon.

Fonte: Secom/GS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *