Além de uma Orla bonita, a diversidade de prédios históricos e o ambiente típico de uma capital de pequeno porte, Aracaju quer transformar a sua culinária em mais um atrativo para aqueles que buscam conhecer a cidade e desejam uma experiência de imersão no cotidiano dos seus moradores.
E foi pensando em viabilizar essa ideia que o Sebrae em Sergipe reuniu um grupo de 24 empresários, proprietários de bares e restaurantes, para discutir uma estratégia que pudesse inserir esse segmento no roteiro turístico da capital.
A ideia, assim como já acontece em algumas regiões do país, é oferecer ao visitante a oportunidade de descobrir a cidade sob uma nova perspectiva: apreciando os seus sabores e ingredientes típicos. Desses encontros, surgiu a proposta de criar o Polo Gastronômico de Aracaju.
A metodologia para garantir a implantação do Polo veio do Rio de Janeiro, estado pioneiro na realização desse trabalho. Um grupo de consultores fez um estudo sobre a economia e o mercado de alimentação fora do lar sergipanos, traçando os pontos positivos e as deficiências do segmento.
“A partir daí, reunimos os empresários e mostramos o diagnóstico. Apontamos o que era preciso melhorar e eles compraram a ideia. Para alcançar os resultados esperados traçamos um cronograma de atividades e atribuímos responsabilidades a todos os integrantes”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.
Consultoria
O esforço para consolidar a culinária como um atrativo turístico e permitir que os bares e restaurantes possam oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes envolve ações em diversas áreas. Pensando nisso, o Sebrae disponibilizará aos empresários integrantes do Polo apoio técnico para melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos seus negócios.
Durante dois anos eles terão a oportunidade de participar de consultorias, capacitações, eventos do setor de alimentação, além de ter acesso a serviços de inovação e implantação de boas práticas de segurança alimentar. A meta é que ao final das ações seja registrado um aumento de 20% na oferta de novos produtos e serviços por parte dos estabelecimentos, o aumento de 10% do ticket médio e o crescimento de 20% no número de empresas que adotam práticas sustentáveis.
As primeiras ações já começam a dar resultados. O grupo de empresários criou uma associação para tocar as ações. A entidade terá a função de promover eventos, firmar parcerias com entidades públicas e privadas, oferecer assessoria e consultoria a seus membros e negociar com fornecedores a compra conjunta de matéria prima.
Por meio de uma parceria com uma startup, os cardápios dos estabelecimentos estão sendo disponibilizados pelo aplicativo Menu For You. A ferramenta está disponível para download na App Store e Play Store, com informações traduzidas para três idiomas, localizador de restaurantes e informações turísticas sobre a cidade.
As novidades foram apresentadas à imprensa sergipana e convidados em um coquetel realizado no dia 4 de setembro, na Colina de Santo Antônio. E o trabalho não para por aí. Com o objetivo de divulgar os atrativos dos estabelecimentos, os empresários criaram o Pocket Vantagens, um pacote de vouchers que dá direito ao comprador degustar um dos pratos comercializados por todos os bares e restaurantes do Polo. O pacote será comercializado em breve por R$ 50.
“Temos muitos planos e projetos para transformar a gastronomia em algo atrativo tanto para os visitantes quanto para os sergipanos. Queremos valorizar a identidade regional, mostrando a história e a essência do nosso povo de forma criativa e verdadeira. Com isso alcançaremos a satisfação e a aprovação dos nossos clientes”, ressalta o empresário Harry Boersma
Texto e foto: Sebrae/SE